Unimed apoia seminário de saúde para idosos

9

A Unimed Vale do Aço, com o compromisso de desenvolver ações de responsabilidade social, entrou como parceira da 24ª edição do Seminário de Saúde, realizado nos dias 25 e 26 de setembro, com o tema “Bem-estar emocional: Ser feliz faz bem”! A iniciativa faz parte do calendário de atividades do Programa Andanças, que é realizado na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo Foram dois dias de muitas atividades, com o intuito de levar orientações e propor reflexões para os associados do programa.
“A faixa etária dos participantes já vem carregada emocionalmente com muitas coisas ao longo da vida. Nosso objetivo é falar de bem-estar emocional, sem uma abordagem negativa, e sim para melhorar a autoestima”, ressaltou Lena Nunes de Souza – Coordenadora do programa Andanças.

DSC_0364 (Copy)

A abertura do evento teve início com a irreverência dos palhaços do Expresso Graça. Após o momento de muita interação com o público, a mesa foi composta por autoridades e responsáveis pelo seminário. “O tema deste ano “Bem-Estar Emocional” se ajusta muito nas nossas vivências do dia a dia, dentro do perfil do público do Andanças. É muito importante que os idosos estejam bem emocionalmente”, declarou Mário Lúcio de Souza – presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo.

A Fundação Aperam, uma das parceiras do programa, também compôs a mesa representada pelo presidente Venilson Vitorino, que ressaltou: “Os idosos aqui no programa Andanças são mais felizes e onde tem felicidade, tem menos doença. Propor discussões sobre saúde é muito importante, pois os idosos se tornam participativos, e, com as orientações eles se cuidam mais”.

DSC_0473 (Copy)

A palestra de abertura foi realizada pela psicóloga Liliane Almeida que ressaltou às mudanças que a globalização trazem para os idosos, e que se não forem absorvidas de maneira leve podem causar depressão, medo e pânico. “As pessoas não estão preparadas para ver essas mudanças tão rápidas que estão vindo, por isso é importante orientar sobre a autoestima, a aceitação diante das mudanças e adaptação a elas”, orientou a psicóloga.

DSC_0292 (Copy)

O seminário também contou com a interação do grupo de teatro Gente do Céu, que colocou os participantes para cantar e abordaram a importância de cuidar da saúde. Já no segundo dia de palestras, o assunto tratado foi “Capacidade Funcional”, ministrado pela Educadora Física, Ana Lúcia Neves. “A capacidade funcional tem relação com o gerenciamento de tarefas, com sentimento de utilidade. Aqui no programa eles se exercitam e se relacionam. Fazendo isso eles cuidam da saúde e estimulam a capacidade funcional”, disse a Educadora Física.
Durante a programação, uma novidade foi organizada com muito carinho para os participantes do evento. Foi preparado um espaço com um “espelho mágico”, onde os participantes puderam tirar fotos com ou sem adereços. No final, os mesmos receberam as fotos como recordação do 24º Seminário de Saúde” e ficaram muito entusiasmados com a surpresa.

“Muitas pessoas não têm acesso à leitura e informações, o seminário é uma oportunidade da gente discutir e aprender mais. O tema deste ano é de extrema importância para todos nós que precisamos saber mais e aprender a lidar com as nossas fraquezas”, comemorou a associada Selma Maria Cardoso.

Para o encerramento foi feito o tradicional sorteio de brindes. A equipe do setor de Responsabilidade Social da Unimed sorteou vários brindes da Unimed Vale do Aço e junto com a coordenação do programa Andanças encerraram o evento com muita animação e dança. “Vale mencionar que além da parceria no Seminário de saúde, a Cooperativa estabeleceu uma parceria no ano de 2018 para a realização do projeto “Viva Bem”, trimestralmente, junto aos idosos do programa Andanças. Levando informações relativas a promoção da saúde e prevenção de doenças para a terceira idade, descentralizando ainda mais as intervenções de saúde da cooperativa”, ressaltou Kátia Brito Assistente Social do Setor de Responsabilidade Social da Unimed.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui