Xah com Elas abre espaço para marcas independentes e com gestão feminina no Vale do Aço

105

Chitame Roupas Artesanais

Elas são jornalistas, arquitetas, publicitárias, engenheiras, artesãs, donas de casa… Cada uma tem sua história, habilidades e bagagem profissional. Mas este grupo, tão diverso, resolveu se unir para empreender coletivamente – ou seja, somar forças, dividir custos e ampliar a visibilidade de marcas e produtos independentes – aqui no Vale do Aço. Assim, nasceu o Xah com Elas, um coletivo que tem como objetivo empoderar e dar visibilidade a mulheres que empreendem localmente.

Menina Moça, acessórios infantis_Divulgação

Neste sábado, 13/4, o grupo realiza o terceiro encontro de 2019, no espaço do Hotel Dom Henrique (Dom Henrique Cultural), em Timóteo, das 10 às 17h. Nesta edição, serão 18 marcas expositoras – brechó, Artesanato, Moda Infantil e Adulto, Acessórios, Gastronomia, Perfumaria, Papelaria e decoração – com atrações culturais ao longo do dia. Na parte da manhã haverá apresentação da Cia Esmeralda de Dança Cigana, com coreografias, música e cultura gitana e tenda de baralho. No início da tarde, a partir das 12h, show voz e violão com Liz Eulália e arranjos de Dalton Palmieri, trazendo os clássicos da MPB. A entrada é franca.

MasmisQ acessórios em crochê

Mais do que uma feira independente com marcas locais, o Xah com Elas também busca incentivar a ética e transparência na produção, autoral, local, engajamento nas economias criativa e colaborativa – em resumo, produção e consumo mais conscientes. “A cada edição, o Xah trabalha um tema ou causa para divulgar não só os produtos ou marcas participantes, mas os valores que pautam o grupo. Em abril, vamos valorizar o trabalho manual, mostrar que o produto também traz um pouco da história de quem o fez. É uma forma de chamar a atenção para as pessoas questionarem quem fez, processo de produção e de onde vem e o que levamos para a nossa casa e vida”, pondera Letícia Moreira, publicitária e organizadora do Xah com Elas.

Di Casa_Comida Congelada

NEGÓCIO DE MULHER

Pesquisa realizada pelo (Global Entrepreneurship Monitor) em 2016, mostrou que as mulheres foram responsáveis por 51,5% dos novos negócios criados no Brasil naquele ano. Já nos percentuais de empresas estabelecidas — ou seja, com mais de 42 meses de existência — os homens têm um histórico de supremacia, representando 57,3% do total. Daí a importância de iniciativas, como o Xah com Elas, que chama atenção para a liderança feminina, amplia o espaço e dá visibilidade às mulheres, contribuindo para o rompimento de várias barreiras sociais e gerar a independência financeira.

Lele Paper Papelaria Artesanal

No Xah com Elas, quase tudo é feito por mulheres: marcas participantes, parcerias e prestadores de serviços para o evento acontecer. “Não se trata de exclusão. Mas sim uma maneira de incentivar e valorizar o empreeendorismo feminino, estimular a conquista da independência financeira num curto prazo e, com a qualificação (que está nos planos do coletivo), fortalecer a participação delas no mundo dos negócios. E estamos só começando”, já avisa a empreendedora Ariene Andrade, que é agente cultural, formada em Direito e também parte da equipe organizadora do Xah com Elas.

Livre Desodoranten

SERVIÇO

XAH COM ELAS

Sábado 13/4 | das 10 às 17h – Entrada Gratuita

Hotel Dom Henrique | Rua 15 de Novembro, 510, Centro Norte – Timóteo (MG)

Atrações: show com Liz Eu Eulália – bossa, jazz e MPB | Apresentação com Cia Esmeralda de Dança Cigana.

Sãmela Moreira Ilustrações

O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR?

Brechó, Artesanato, Moda Infantil e Adulto, Acessórios, Gastronomia, Perfumaria, Papelaria, Floricultura e Decoração

Meninas do Xah com Elas_Edição Março 2019 

Créditos: Divulgação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui