29° Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo abre na próxima quinta-feira, 23 de agosto, com duas produções de Minas Gerais  

525

“Impermeável pavio curto”

- PUBLICIDADE -

unnamed (2)

“A retirada para um coração bruto”

Os filmes foram selecionados para a Mostra Brasil e Cinema em Curso entre mais de 700 inscritos nos Programas Brasileiros

O 29º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo será realizado entre os dias 23 de agosto a 02 de setembro de 2018, exibindo gratuitamente 323 filmes de 53 países em seis salas de cinema da capital –MIS, CineSesc, Cinemateca Brasileira, Espaço Itaú Augusta, Cinusp, CCSP, além de 17 espaços participantes do Circuito Spcine.

De Minas Gerais, serão apresentados dois curtas-metragens, que foram selecionados entre 711 inscritos nos Programas Brasileiros.

Na Mostra Brasil, está “A retirada para um coração bruto”, de Marco Antônio Pereira de Freitas Júnior. O filme, que já foi exibido no Festival de Gramado e eleito melhor curta da Mostra Tiradentes, conta a história de Ozório que mora na zona rural de Cordisburgo, e está aprendendo a viver com a perda de sua companheira de vida.

No programa Cinema em Curso, que reúne filmes realizados em escolas de audiovisual, será exibido “Impermeável pavio curto”, dirigido por Higor Gomes, do Centro Universitário UNA – ICA (Instituto de Comunicação e Artes). A adolescente Jacqueline mora em uma região periférica e com sua tia Meire, ela precisa pegar estrada em busca de um recomeço.

FESTIVAL DE CURTAS

Dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo chega à sua 29ª edição com o tema “Em Busca do Tempo de Agora”, destacando filmes pautados em questões do presente, no Brasil e no mundo: deslocamentos humanos, comunicação digital, política, identidade, negritude, feminismo, memória e sexualidade.

A programação é dividida em três partes. As mostras principais Internacional, Latino-Americana e Programas Brasileiros revelam um panorama do cinema atual. Na seleção estão curtas como “Essas Criaturas Todas”, de Charles Williams, da Austrália, que recebeu a Palma de Ouro em Cannes; “Três centímetros”, de Lara Zeidan, do Reino Unido, vencedor do Teddy Bear em Berlim; “Negra Sou”, de Laura Bermúdez,  primeiro filme de Honduras a participar do Festival; e o brasileiro “O Órfão”, de Carolina Markowicz, que é inspirado em fatos reais e conta a história de Jonathas, que é adotado, mas é devolvido logo depois, por ser diferente dos outros garotos, tendo conquistado o Queer Palm, prêmio para filmes com temática LGBT.

Os Programas Especiais têm atrações já tradicionais do festival, como a Mostra Infantojuvenil e a Quinzena dos Realizadores, além de novidades a cada edição. Entre elas estão “70 Anos da Declaração dos Direitos Humanos”, que celebra a carta transformadora da sociedade mundial com 12 curtas brasileiros de diversas épocas; “A Juventude de Herzog e Wenders”, com os primeiros filmes realizados pelos dois diretores alemães; e “Cavideo: 21 anos em 21 curtas”, que relembra a trajetória da produtora, distribuidora e uma das últimas locadoras de vídeo no país, comandada por Cavi Borges.

Nas Atividades Paralelas estão debates e workshops, como o Curta & Mercado – Encontro de Profissionais sobre a Comercialização de Conteúdos Audiovisuais de Curta Duração; e os Kinoforum Labs, laboratórios para projetos audiovisuais, com profissionais atuantes no mercado, como a diretora Juliana Rojas, a produtoraDebora Osborn, o diretor Jeferson De e a produtora e consultora francesa Dominique Welinski.

29º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO

Abertura para convidados: 22 de agosto, no CineSesc

Programação: 23 de agosto a 02 de setembro de 2018 – Entrada gratuita

Locais: MIS, CineSesc, Cinemateca Brasileira, Espaço Itaú Augusta, Cinusp, CCSP e Circuito Spcine de Cinema.

Co-realização: Sesc SP, Spcine, Ministério da Cultura (edital FSA e Lei de Incentivo à Cultura), Superfilmes, MIS, Cinemateca Brasileira, Secretaria de Estado da Cultura (Proac ICMS).

Patrocinio: Apsen e Sabesp

Informações: www.kinoforum.org/curtas / www.facebook.com/kinoforum

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui