A 40ª reunião da Agenda de Convergência para o Desenvolvimento do Vale do Aço (ACVA) que aconteceu na noite dessa segunda-feira, dia 07/06, foi marcada por conquistas, dentre elas a liberação de R$1,8 milhão de emenda parlamentar, destinada pela deputada Alê Silva, para a construção da sede do 58º Batalhão da Polícia Militar em Coronel Fabriciano. “O processo licitatório será aberto e a nossa expectativa é de que dentro de seis a nove meses esta obra esteja concluída”, anunciou o coordenador do eixo Segurança, Eduardo Pinho.
![]()
Já no eixo Sustentabilidade, Vinícius Moreira, gerente do Parque Estadual do Rio Doce, informou que está agendada uma visita do governador Romeu Zema ao Vale do Aço este mês para inaugurar o primeiro trecho da pavimentação da LMG 760. Na oportunidade, Zema assinará a publicação do edital que vai selecionar a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) para gerir os recursos para consolidar o Parque Estadual do Rio Doce, via Fundação Renova, além de assinar a ordem de serviço de pavimentação da Estrada Parque Bispo Dom Helvécio.
“A infraestrutura e logística impactam diretamente no desenvolvimento do turismo na região; a reforma e reestruturação do aeroporto também refletirá positivamente no incremento do turismo do Parque Estadual do Rio Doce”, pontuou.
Já o eixo Competitividade apresentou o catálogo de serviços e produtos associados ao Roteiro Turístico Ipatinga Rural, que tem o objetivo de fortalecer o turismo do Vale do Aço. A publicação conta com vivencias rurais de gastronomia, artesanato, culinária, queijaria, além de belíssimas cachoeiras.
![]()
Luciano Araújo, coordenador do eixo Infraestrutura destacou que aproximadamente 18km da LMG 760 foram pavimentados e que as obras seguem em ritmo acelerado, com previsão de chegar ao PERD na terceira semana de junho. Quanto a reforma e ampliação do aeroporto do Vale do Aço, já foram concluídos a regularização do subleito; material pra confecção da base com previsão de conclusão da obra no dia 8 de agosto. Os próximos passos serão: a conclusão do Plano Diretor que está sob responsabilidade da Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) e Captação de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).
“Tivemos uma reunião bem produtiva com grandes conquistas em praticamente todos os eixos. Agradeço a participação e atuação de cada membro. A união de esforços entre entidades privadas e agentes públicos só reforçam a importância desta Agenda que tem sido modelo para vários municípios e estados”, disse Flaviano Gaggiato, coordenador da ACVA.
Acompanhe as ações de desenvolvimento para o Vale do Aço através do www.agendadeconvergenciamg.org.br
|
Projetos de desenvolvimento regional de territórios do Estado de Minas Gerais. Iniciativas protagonizadas por entidades e lideranças regionais, com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.
www.agendadeconvergenciamg.org.br
|











