Ipatinga conquista reconhecimento cientifico nacional em programa inovador na Educação

PUBLICIDADE
CAMARA
SESI GIF
Usiminas

Relato de experiência da Secretaria Municipal de Educação sobre formação de gestores escolares é publicado na prestigiada revista Cadernos da Pedagogia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Educação, celebra uma conquista histórica que une a prática educativa do dia a dia à excelência científica nacional: a publicação do relato de experiência sobre o Programa de Formação e Desenvolvimento para Gestores Escolares na prestigiada revista Cadernos da Pedagogia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-SP), uma das publicações acadêmicas mais respeitadas no campo da Educação no Brasil.

O artigo, intitulado “Programa de Formação e Desenvolvimento para Gestores Escolares: Um Percurso Formativo da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Ipatinga”, é assinado pelas assessoras de gestão escolar Juliana Viana de Melo Muniz (especialista em Gestão Escolar), Simone Pereira dos Santos e Luciana Santana Melo Portela (ambas especialistas em Psicopedagogia Clínica e Institucional). Ele detalha como o programa, iniciado em 2024 e aprimorado em 2025 com a ação Gestão Escolar Transformadora (GET), tem impactado a liderança nas escolas municipais, fortalecendo competências em gestão democrática, pedagógica, administrativa e relacional, com base na mentoria transformadora, escuta ativa e cultura colaborativa entre pares.

Adotando formato híbrido, com encontros presenciais, sincronizados e atividades em ambiente virtual, teve como público-alvo diretores, diretores-adjuntos e coordenadores pedagógicos, gerando alto engajamento e resultados concretos na resolução de desafios cotidianos e na criação de ambientes escolares mais participativos e transformadores.

Os gestores participantes emocionam-se ao falar da experiência. “O curso foi maravilhoso! Eu acredito que esse formato de curso precisa ser expandido para os próximos anos. A formação da equipe diretiva e a oportunidade de trocar experiências é eficaz para uma boa gestão”, destaca Ana Flávia de Souza Duarte Oliveira, da E.M. Pato Donald. “Percebi que nossa jornada se torna menos pesada quando compartilhamos nossas dúvidas e angústias com os colegas”, relata Douglas Vasconcelos, diretor-ajunto da E.M. Gercy Benevenuto.

“Essa publicação em uma revista científica de acesso aberto e grande notoriedade representa um marco para Ipatinga, posicionando o município como referência nacional em formação continuada de gestores e em políticas educacionais inovadoras que impactam diretamente a qualidade do ensino público, beneficiando milhares de alunos, famílias e a comunidade como um todo”, observou Fernanda Reis, secretária de Educação.

 

Acesse o artigo completo na revista Cadernos da Pedagogia, disponível em  PROGRAMA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA GESTORES ESCOLARES: UM PERCURSO FORMATIVO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE IPATINGA/MG | Cadernos da Pedagogia 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui