Reestruturado e com novo foco, SERTEP vira referência nacional em atendimento a neurodivergentes e famílias atípicas

A DEPUTADA Rosângela Reis com o presidente do SERTEP, Kellisson Ramos: novos núcleos anunciados para todo o Vale do Aço  
PUBLICIDADE
Usiminas

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Vitorioso trabalho social encampado pela hoje deputada federal Rosângela Reis já presta mais de 3.000 atendimentos a cada mês e será expandido por toda a região

Vitoriosa iniciativa encampada logo em seu primeiro mandato pela então vereadora e hoje deputada federal Rosângela Reis, o SERTEP – Serviço Educacional Técnico e Profissional, em Ipatinga, vive desde o final de 2024 uma nova fase, igualmente de grande impacto social. Depois de inúmeros cursos presenciais oferecidos e ainda com opções de Ensino à Distância (EAD), mas agora priorizando a forte demanda atual por atendimento a crianças e adolescentes autistas e pessoas neurodivergentes, a entidade já é reconhecida como  verdadeira referência nacional em matéria de acessibilidade, inclusão e suporte às chamadas famílias atípicas.

VIVIANE, GEORGE e a pequena Melissa: evoluções significativas

Completando em 2026 uma jornada de 30 anos desde a sua fundação, a instituição que já capacitou e entregou ao mercado de trabalho mais de 100 mil profissionais – muitos deles vocacionados e estabelecidos como empreendedores até mesmo fora do país – continua apresentando números impressionantes e resultados dignos de comemoração. Conforme balanço divulgado no último sábado (31), durante evento comemorativo realizado em sua sede na avenida Livramento, 285 – Veneza, já são mais de 3.000 atendimentos prestados a cada mês, traduzidos em ações de saúde, cuidado, acolhimento e desenvolvimento humano a cerca de 500 famílias assistidas.

A DEPUTADA Rosângela Reis com o presidente do SERTEP, Kellisson Ramos: novos núcleos anunciados para todo o Vale do Aço

Utilidade pública e expansão

“É muito gratificante perceber o quanto o SERTEP, após três décadas e agora com um foco novo, em função das necessidades que a vida moderna impõe, continua sendo útil à sociedade. Hoje temos um núcleo de neurodiversidade bastante estruturado, com um trabalho de excelência prestado por uma equipe extremamente capacitada. Isso, graças não só aos aportes que temos feito, mas também ao apoio do Executivo de Ipatinga e vários representantes do nosso legislativo municipal”, ressalta a deputada Rosângela Reis.

O presidente da entidade, Kellisson Silva Ramos, emenda: “A resposta tem sido tão satisfatória que, já nos próximos meses, vamos expandir o atendimento para diversos outros núcleos habitacionais da região. Teremos centros de atenção nos bairros Bethânia e Ideal, em Ipatinga, assim como em Coronel Fabriciano e Timóteo”, anunciou.

Assistência especial

Viviane Drumond, servidora pública lotada no Hospital Municipal de Ipatinga, e seu marido, George Pereira da Silva Júnior, funcionário da Fundação São Francisco Xavier, são pais de Melissa, uma garotinha com três anos de idade atendida pelo SERTEP/MovTEA. Eles testemunham: “A assistência que nossa filha recebe aqui é algo digno de louvor, coisa que muitas clínicas particulares não oferecem. As evoluções são significativas, tanto no comportamento quanto na coordenação motora. A gente percebe o quanto ela melhorou no andar, no pular, no relacionamento. É notável o quanto a realidade tem sido transformada”, pontuam.

Com ênfase na psicomotricidade e no apoio familiar, o projeto, 100% gratuito, promove o desenvolvimento do corpo, da mente e das emoções, com atividades lúdicas e orientadas, sempre de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A equipe multidisciplinar é integrada, entre outros profissionais, por fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagoga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e assistente social.

Além de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), são atendidas no núcleo do SERTEP pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Síndrome de Down, Deficiência Intelectual (DI) e Paralisia Cerebral (PC).

Apoiadores

Além da deputada federal Rosângela Reis, o evento do último sábado no SERTEP, que marcou também a entrega de uniformes às crianças e demais atendidos pelo projeto, contou com a presença do secretário municipal de Saúde de Ipatinga, Wallisson da Silva Medeiros, representando o prefeito Gustavo Nunes; a secretária adjunta, Elisângela Santana, e os vereadores Daniel do Bem, João Paulo Dorneles e Chiquinho, mais um representante de Elias da Fonte, todos autores de emendas de apoio à instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui