PMI retorna positivamente sobre as indicações dos vereadores mirins

Algumas das indicações apontadas pelos estudantes como importantes já foram executadas e outras estão sendo estudadas
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Ipatinga, por meio do Departamento de Assuntos Políticos, informou à Escola do Legislativo, que é o órgão responsável pela Escola, que todas as indicações apresentadas pelos vereadores mirins foram recebidas e “que estão tramitando da mesma forma e com a mesma seriedade que recebemos as indicações dos vereadores adultos”, disse o documento.

A servidora do departamento, Ivani esteve pessoalmente com a diretora da Escola, Marli Teixeira, e parabenizou o trabalho da Câmara Mirim, ressaltando a importância de a Prefeitura ter esse retorno dos estudantes que, “muitas vezes têm o olhar diferenciado sobre coisas que podem ser melhorados na cidade”, disse.

- PUBLICIDADE -
AAPI
Copasa
Usiminas
Giganet
Câmara Ipatinga
Sesi – Senai

Outro retorno positivo que obtivemos foi da Secretaria Municipal de Educação. “Também nos retornaram sobre as indicações feitas pelos estudantes na área de educação e três delas já foram atendidas parcialmente, sendo elas sobre oficinas de música, a obrigatoriedade de realização de palestras para os estudantes sobre assédio sexual, mental, físico e verbal na rede municipal de ensino”, disse a diretora da Escola Marli.

Segundo ela, a Secretaria de Educação ainda ressaltou sobre a indicação 08/22, que busca uma maior participação democrática dos alunos sobre as inovações na escola e que está trabalhando para que as indicações 05 e 12 ambas de 2022 sejam implementadas.

“É um retorno satisfatório e muito saudável, pois demonstra respeito entre os dois Poderes e ao projeto da Câmara Mirim. É satisfatório que esses alunos nos ajudem a melhorar a cidade, que participem efetivamente do processo legislativo para o qual foram eleitos e que exerçam a cidadania de forma mais direta”, disse a diretora da Escola Cecília Ferramenta.

Nesta segunda-feira (12/12) ocorreu a última reunião dos vereadores de primeiro mandato da 8ª Legislatura e, nestes seis meses, eles aprovaram 4 projetos de lei, 01 de resolução, 18 indicações, e 3 moções. “Mas o aprendizado vai além disso. Nunca tínhamos pisado na Câmara e saímos com muito aprendizado, melhores como alunos e como pessoa”, disse a vereadora Adrielly Maria do Carmo.

Já Kauan Victor Faustino de Oliveira disse que já está buscando a participação, no ensino médio, de algum programa de jovem parlamentar “pois não quero sair da política e vou sentir muita saudade desses novos amigos mirins e do projeto como um todo”, contou o estudante.

A reunião contou com a presença de alguns alunos da Escola Estadual Sônia Maria Silva Gomes e da Escola Municipal Professora Maria Conceição Pena Rocha, que visitaram a câmara para conhecer a instituição e assistiram a reunião da câmara mirim.

No final da reunião, o vice-presidente da câmara Adiel Oliveira recebeu do Presidente da câmara mirim Pietro Sollano Cândido Dutra, todos os projetos que foram aprovados durante as sessões para que sejam analisados e porventura votados por todos os vereadores.

Confira como foi a reunião no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=ZbHE18Ic5kc

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui