“Conosco, não por nós”: Tema trabalhado em 2023 lembra que pessoas com síndrome de down devem ter autonomia

PUBLICIDADE
SESI GIF
Usiminas

No dia da conscientização de Sindrome de Down, CMI lança podcast com ipatinguense que defende a autonomia na vida das pessoas com deficiência 

Nesta terça-feira, 21 de março, comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão das pessoas com Síndrome de Down. A discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social também é uma das finalidades.

Para dialogar sobre o tema, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Avelino Cruz (PP), gravou um podcast para falar sobre o tema com Ana Paula Calais, que tem a síndrome.

Este ano, o tema do movimento down é “Conosco, Não por Nós”. A ideia estabelecida diz respeito à autonomia das pessoas com down, que podem precisar de ajuda no dia a dia.

“Às vezes, a gente acha que é mais rápido e prático fazer as coisas por elas. Mas, desse jeito, nunca vão aprender a agir com autonomia e independência. É por isso que só devemos dar apenas o apoio necessário e ir diminuindo-o cada vez mais. Lembre-se sempre de envolver seu filho ou seu estudante em tudo, não faça as coisas por eles, mas com eles”, cita a campanha deste ano.

Fala que é reiterada pela nossa entrevistada de hoje, no podcast, uma vez que Ana Calais deixa sempre claro que é capaz e que quer fazer, ela mesma, as coisas como trabalhar, ter vínculo empregatício, ter uma vida “normal”. Para narrar seu cotidiano e ajudar outras pessoas na mesma condição, Ana criou um canal no Youtube e no Instagram para falar, entre outras coisas, de autonomia.

Mais – A criança que possui a síndrome de down tem um cromossomo 21 a mais, ou seja, ela tem três cromossomos 21 em todas as suas células, ao invés de ter dois. É a trissomia 21. Há três tipos diferentes de trissomia do 21: trissomia 21 livre, trissomia 21 em translocação e trissomia 21 em mosaicismo.

Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, existem aproximadamente 300 mil pessoas com Síndrome de Down. No Brasil, a taxa de nascimento de pessoas com down é de aproximadamente um para cada 700 bebês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui