No leste mineiro o Seminaluz é o único ponto de cultura com foco em atividades voltadas para os bastidores e assessoria a estes profissionais.
O Seminaluz com 18 anos de atuação na área cultural focado na formação de profissionais dos bastidores do Vale do Aço e de Minas Gerais está ampliando suas ações e cada vez ganhando maior reconhecimento!
Em julho de 2022, recebeu o selo de Ponto de Cultura, um marco importante de reconhecimento e potencialização de seu trabalho, incorporando-o a uma rede nacional de pontos de cultura e ganhando mais força para difundir seus trabalhos.
Mas o que é exatamente um Ponto de Cultura?
Pontos de Cultura são entidades que receberam o reconhecimento institucional e estão aptas a receberem apoio financeiro do Ministério da Cultura, visando fomentar ações socioculturais em suas comunidades. Hoje em Ipatinga – além do Seminaluz – existem mais 8 pontos de culturas reconhecidos.
No leste mineiro o Seminaluz é o único ponto de cultura com foco em atividades voltadas para os bastidores e assessoria a estes profissionais.
Lei Paulo Gustavo e Profissionais dos Bastidores? Veja como esses profissionais podem usufruir disso!
Uma das ações mais pontuais do Seminaluz Ponto de Cultura, em 2023, será dar assessoria para técnicos de shows, teatro e todos profissionais dos bastidores para enviarem projetos para editais da Lei Paulo Gustavo, que irão abrir nos municípios e no estado de Minas Gerais de meados de setembro a dezembro de 2023.
Estes editais serão importantes para área técnica, uma vez que são poucas as oportunidades de formação e custeio destes profissionais e com a possibilidade de abertura de editais de bolsas de estudos e aperfeiçoamentos estes técnicos poderão ser custeados se capacitarem ou especializarem em suas áreas de atuação
Reforçando sua missão de formação e fomento às práticas e ensino da iluminação cênica, áudio profissional e demais áreas de técnicas de palco, o Seminaluz lançará em breve cursos livres e oficinas abertos ao público .
Impacto no ramo pós Covid-19 e mercado de trabalho
Segundo o diretor do Seminaluz Morrison Deoli, o trabalho dos profissionais dos bastidores não é tão visível ao público como dos artistas que estão na linha de frente, porém sem estes profissionais que chegam bem antes para preparar o palco, a iluminação, o cenário e cuidar de cada detalhe, não haveria o show ou espetáculo!
É fundamental o investimento na formação e profissionalização de técnicos dos bastidores, visto que durante a pandemia mais de 30% destes profissionais migraram de área e não voltaram, causando um grande impacto na área cultural e de eventos, uma vez que os eventos voltaram e faltam profissionais qualificados para atendimento.
Morrison afirma ainda que desde o final da pandemia houve uma valorização salarial de cerca de 20% para os profissionais da área devido a grande demanda e pouca oferta de profissionais..
O objetivo do Seminaluz Ponto de Cultura é abrir espaço de diálogo, formação, práticas e pesquisa na área de iluminação cênica, áudio profissional, cenografia e videografismo de forma a fomentar o mercado de profissionais e tornar atrativo ao jovem para inserção no mesmo.
O Seminaluz tem história!
O Seminaluz desde 2005 focou na economia criativa, abrindo espaço para agentes locais e para profissionais de todo o Brasil que participarem de suas ações!
Esse projeto já percorreu diversas cidades mineiras e fora do estado, abrangendo outros estados como Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo
De 10 cidades e 05 estados que o mesmo já percorreu, criando intercâmbio, promovendo, cursos, oficinas, palestras, mostras culturais, bolsas de estudos, produção de 2 livros de iluminação cênica e criação de plataforma de profissionais “Pro-Bastidores”.
Promoção Cultural na Cidade
Desde 2019 com ações impactantes envolvendo a comunidade de Ipatinga, com a promoção da iluminação natalina em espaços públicos e privados considerados patrimônios culturais e turísticos, o Seminaluz desmembra suas ações e busca atingir o público e geral, como é o caso da parceria com o CRAs onde é realizada a campanha de arrecadação de brinquedos e promovido o circuito natalino nos espaços iluminados pelo mesmo.
Atualmente a equipe do Seminaluz – Ponto de Cultura já articula o projeto de iluminação natalina em Ipatinga em parceria com a Usiminas e Prefeitura de Ipatinga, que já há 4 edições promove iluminação do Parque Ipanema e outros pontos em Ipatinga.
Fique conectado com o Seminaluz.
Serviço: Seminaluz Ponto de Cultura
Site: www.seminaluz.com.br e www.probastidores.com.br
Redes Sociais: @seminaluz