Entre os dias 22 e 24 de abril de 2025 a equipe de gestão do Parque Estadual do Rio Doce esteve reunida para avaliar a efetividade de gestão do PERD por meio do preenchimento do Sistema de Avaliação e Monitoramento de Gestão de unidades de conservação, conhecido como SAMGe. Os resultados de 2024 consideram o Parque como uma unidade de conservação Efetiva, atingindo a nota de 65%.
A avaliação da efetividade de gestão observa o quão bem a unidade de conservação está sendo gerida, com vistas a proteger seus recursos e valores e alcançar e manter seus objetivos. O SAMGe, criado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma das principais ferramentas de avaliação e monitoramento da efetividade de gestão das unidades de conservação no Brasil.
O Parque faz o monitoramento de sua gestão por meio do SAMGe desde o ano de 2018. Observa-se que o índice de efetividade de gestão do PERD tem crescido, especialmente a partir de 2022, passando de moderada (55%) em 2022, para efetiva (65%) em 2024.
O crescimento da efetividade de gestão do Parque Estadual do Rio Doce pode ser atribuído às diversas ações e melhorias que estão sendo realizadas na unidade por meio do Termo de Parceria estabelecido em 2021, entre o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Instituto Ekos Brasil, com o objetivo de apoiar a consolidação do Parque. Desde 2022 estão em desenvolvimento diversas ações relacionadas à manutenção e operacionalização, uso público, gestão, comunicação, pesquisa, proteção, monitoramento da biodiversidade e regularização fundiária do PERD.
O impacto positivo das ações e melhorias implementadas também podem ser observado no crescimento dos indicadores relacionados ao Planejamento, que avalia a alocação e eficácia das ações de manejo relacionadas aos desafios territoriais de gestão prioritários; aos Insumos, relacionado à disponibilidade dos recursos necessários para realização das ações de manejo; e aos Processos, que monitora a consolidação e o esforço despendido para os principais processos de gestão da unidade de conservação.