Yauaretê leva brasilidade e experimentação sonora ao Beco em noite de música instrumental

PUBLICIDADE
Usiminas

Crédito: Tatiane Bispo

O Show que acontece no dia 03 de Outubro às 22 horas mistura jazz fusion, identidade brasileira e ousadia artística.

Na próxima sexta-feira o público terá a oportunidade de mergulhar em uma experiência sonora intensa e cheia de brasilidade. A banda Yauaretê sobe ao palco do Beco em Ipatinga com um repertório que combina composições autorais e releituras de grandes nomes da música brasileira.

Sob a direção musical do tecladista Marcony Carvalho, o grupo é formado também por Gabriel Moura (Baixo), Bruno Souza (Bateria) e Fernando Rian (Guitarra). Consolidado como um dos projetos mais inovadores do cenário musical do Vale do Aço, a Yauaretê tem se destacado por sua sonoridade criativa, arranjos ousados e forte identidade artística.

Idealizada por Marcony Carvalho, a Yauaretê surgiu como um projeto dedicado à música instrumental brasileira, inspirada no álbum homônimo de Milton Nascimento. Com carreira marcada pela performance, produção e educação musical, Marcony já se apresentou em eventos de grande visibilidade como Ipatinga Live Jazz e o Valadares Jazz Festival, dividindo o palco com renomados nomes da música brasileira, entre eles Nelson Faria, Ney Conceição, Enéas Xabier e Lincoln Cheib.



O projeto Yauaretê é a concretização de um sonho que o músico nutria há anos: desenvolver um trabalho autoral no universo da música instrumental brasileira com forte influência do jazz fusion. Desde sua estréia, em 2024, o grupo vem conquistando diferentes públicos e fortalecendo a cena da música instrumental na região.

“Acredito que ao criar a banda, pensei justamente em um espaço de liberdade criativa, onde podemos explorar diferentes linguagens musicais sem perder nossa identidade”, ressalta Marcony Carvalho.

No repertório, além de músicas próprias, o quarteto revisita obras de nomes como Marcos Valle, Azymuth, Banda Black Rio,  Eumir Deodato, proporcionando ao público uma verdadeira viagem entre diferentes ritmos e atmosferas musicais.

Na sequência do show, quem assume o comando é o DJ Matheus Freeza, cuja principal fonte de curadoria musical é a música negra e latina. Com um set que mescla o que há de mais clássico com a vanguarda da música negra contemporânea, Freeza apresenta sua pesquisa de forma envolvente, criando diferentes experiências sonoras para o público.

O projeto é realizado por Marcony Carvalho, produção de Tatiane Bispo e Shirley Maclane Produções, fotografia de Igor  Silva,  interpretação em libras e audiodescrição de Vânia Coelho e equipe.  A iniciativa é financiada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, via Ministério da Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e de Rodrigo Silva – do Bar O Beco.

O espaço


O Beco, localizado no bairro Horto em Ipatinga é um espaço cultural reconhecido por abrir suas portas para novas sonoridades e projetos autorais. Com uma atmosfera acolhedora e democrática, o local tornou-se ponto de encontro de artistas e públicos que buscam experiências musicais autênticas. A casa abre às 19 horas, preparando o clima para uma noite de celebração da música.

Acessibilidade

O evento contará com acessibilidade em Libras, audiodescrição e dessa vez traz uma novidade para as pessoas com autismo ou outras neurodivergências – um espaço de regulação sensorial, garantindo que mais públicos possam vivenciar a experiência do show com conforto e inclusão.

Serviço

Show da Banda Yauaretê
Dia: 03 de Outubro de 2025, Sexta-feira às 22 horas (a casa abre às 19 horas)
Local: O Beco, Rua Jacarandá, 413, Horto – Ipatinga/MG
Classificação: Livre 
Acessibilidade: Interpretação em Libras, Audiodescrição e Espaço de Regulação Sensorial

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui