Caravelas (BA) – O Vale do Aço está presente na 1ª Festa Literária de Caravelas (Felica), na Bahia. O evento é idealizado pela artista de timotense Maíra de Souza e conta com a assistência de produção de Rômulo Amaral (Catavento Cultural), cobertura fotográfica de Teuller Morais (Galeria Olho) e o espetáculo “Fulô das Minas”, do Dama Espaço Cultural, todos de Timóteo. Outro importante parceiro na realização do evento é o Instituto Cultural In-Cena, de Teófilo Otoni.
Nesta primeira edição, a Felica tem como tema “A Poesia Ancestral do Extremo Sul”. A programação começou na quarta (1) e segue até sábado (4), oferecendo ao público uma agenda diversificada e gratuita, que inclui feira de livros, rodas de leitura, teatro, shows musicais, lançamentos literários, bate-papos, oficinas, visitas escolares e outras atividades culturais. Mais de 1500 pessoas já passaram pelo evento, que tem sua programação disponível pelo Instagram @felica_caravelas.
Festejar a arte
Atriz com longa trajetória no teatro no Vale do Aço, Maíra de Souza vive em Caravelas desde 2021 e, desde então, tem se dedicado a contribuir com a cultura local. “Trabalhar com arte é sempre desafiador. Hoje, ver esse evento acontecer é mais do que gratificante: é um presente”, afirma a artista, que há cerca de dois anos intensificou sua atuação na cidade, promovendo projetos e atividades culturais.
Maíra destaca a força da tradição cultural caravelense, marcada por raízes ancestrais. “A Felica chega para celebrarmos a cultura local, ampliar o acesso à literatura, incentivar a leitura e valorizar a rica e centenária identidade cultural de Caravelas e da região. Nosso objetivo é ecoar a potência cultural do Extremo Sul da Bahia, valorizar escritores e artistas locais, promover cidadania, inclusão social e fortalecer o desenvolvimento econômico e social”, ressalta.
Intercâmbio cultural
Para celebrar a realização da primeira Festa Literária de Caravelas, Maíra fez questão de incluir na equipe e na programação artistas e profissionais do Vale do Aço, com quem trabalhou ao longo dos últimos anos. “Sempre sonhei em promover um intercâmbio entre Minas e Bahia, pois admiro muito a qualidade dos projetos culturais do Vale do Aço. Esta foi a oportunidade de trazer esses artistas e amigos para minha nova cidade do coração. Aqui, a arte de Minas será sempre bem-vinda”, comemora.
Felica
A Festa Literária de Caravelas é realizada por Maíra de Souza, em parceria com o Instituto Cultural In-Cena, e conta com os apoios do Instituto Baleia Jubarte, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Resex de Cassurubá, Projeto Meros do Brasil e Movimento Cultural Arte Manha. O evento foi contemplado no Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.