A POTÊNCIA DA ARTE UNDERGROUND EM MOVIMENTO Sarau Autoral ressignifica cenário musical do Vale do Aço 

PUBLICIDADE
Usiminas

Tendo sua primeira edição realizada no dia 21 de novembro de 2022, quando ainda era  intitulado Sarau Musical, o projetomovimento idealizado pelo multiartista Gabriel Poeta  vem resgatando e ressignificando a presença da música autoral nos espaços alternativos  e culturais do Vale do Aço. 

O projetomovimento nasceu no período em que o artista morou por 09 meses no estado  da Bahia e o implementou na cena cultural das cidades de Arraial D’Ajuda em Porto Seguro  e no Morro de São Paulo em Salvador, tendo grande receptividade dos artistas e do público.  De volta a Ipatinga, Gabriel decidiu implementar o projeto para os artistas do Vale do  Aço e em reposicionamento da identidade do projetomovimento com seu objeto  principal, o mesmo passou a chamar-se SARAU AUTORAL. 

“Há tempos vinha refletindo sobre a exacerbada exaltação aos ídolos; e do meu ponto  de vista é necessário enterramos nossos ídolos para que possa emergir nossas  potencialidades. Diante de tantos talentos existentes no Vale do Aço; por que nossos  artistas continuavam apresentando ao público um reportório apenas de cover de  artistas “conhecidos”? Por que o público tinha como possibilidade apenas o acesso a  arte massificada pelas grandes mídias? O Sarau nasce como um movimento  contracultura, abrindo espaço para artistas novos e veteranos do Vale do Aço  apresentarem seus trabalhos autorais e também para mostrar a potência que é a  cultural underground” afirma Gabriel Poeta. 

A rua, termo que popularmente também é utilizado para referir-se a cena underground,  não se move sozinha; por isso Gabriel Poeta buscou parcerias para a ampliação e  fortalecimento do Sarau Musical e assim iniciou as trocas com o multiartista Matí Lima, de quem é padrinho musical; e hoje está também produtor do projetomovimento. 

Segundo Matí Lima, “foi através do olhar atento do Gabriel Poeta que me lancei  oficialmente como cantor. Lembro dele dizendo que era necessário eu colocar minhas  composições no Mundo. Assim, em 23 anos de carreira dedicados a arte cênicas, iniciei  uma nova jornada que me tem sido muito satisfatória, desafiadora e instigante”. 

Preparando sua 12ª Edição, o Sarau Autoral retoma o seu formato circular e original,  voltando a se apresentar em diversos espaços alternativos e culturais do Vale do Aço;  dando continuidade a contribuição na construção da identidade cultural de nossa região  abrindo espaços para que diversos artistas apresentem seus trabalhos a um público  diversificado.  

Já passaram pelos palcos itinerantes do Sarau 31 artistas do Vale do Aço, que realizam  trabalhos autorais. Para muitos foi a primeira experiência em apresentar ao público suas  composições. O jovem artista Talikinho afirma, “o Sarau para mim foi uma oportunidade  de começar uma trajetória. O Gabriel me conheceu na escola quando estava realizando  uma palestra, leu minhas poesias e acreditou em mim, e isso foi muito importante; é o  início de um sonho. O Sarau é uma pequena parcela de tudo que está por vir em minha  carreira. Porque eu sempre quis a vida inteira fazer o que eu estou fazendo agora. Por 

mais que hoje eu não ganhe nada financeiramente, eu ganho uma coisa muito maior  dentro de mim que é a realização de um sonho. Por mais que eu não seja famoso ainda,  acredito que tem muita coisa por vir. O Sarau me deu a possibilidade de cantar, de falar  minhas poesias, de passar minha mensagem, mostra meu trabalho e minha arte. O Sarau  é uma parcela de algo muito maior”.  

Douglas Neto, artista com anos de trajetória, afirma que “tive a oportunidade de  apresentar minhas canções no Sarau Autoral e para mim foi uma experiência incrível. Eu  toco por vários palcos em nossa Região e Minas Gerais adentro e afora; e uma  oportunidade como essa do Sarau tem uma riqueza que é uma efervescência dos  artistas no sentido do autoral, do que eles estão pensando e como eles estão nesse processo criativo do fazer musical e artístico. Encontrei vários artistas prestigiando e  vários que eu não conhecia também se apresentando. Achei incrível, pois a partir dessas  canções a gente consegue entender um pouco mais os artistas, qual é a visão de mundo  deles. Em várias situações nós não temos tantas possibilidades de tocar nossas músicas,  isso para quem trabalha na noite em eventos e shows. É uma construção que ela é muito  forte quando esse movimento acontece de dentro para fora, que é o que acontece com  o Sarau Autoral. Temos que valorizarmos e termos mais Saraus Autorais em nossa  Região”.  

Outro ponto importante do projetomovimento é a pluralidade artística que o público  tem acesso a cada edição; uma vez que mescla artistas compositores de diversos  gêneros musicais; do Rap ao Blues, da MPB ao Funk e ainda tem apresentações de  poetas e poetisas com trabalhos que falam de suas vivencias e percepções do Mundo.  

Pelo palco do Sarau Autoral já passaram os/as artistas: Gabriel Poeta, Matí, Abner Israel,  Arthur Lima, Douglas Neto, D’Grego, Kadosh Miranda, Djeygreen, Talikinho, Jereh,  Pedro Broks, Matheus Teles (O Mago), Johnny, Julia Lee, Temmie, The Sete, Balas, Preta  Lua, Ruan, Letícia Martins, Mr. Pig, Jamile Cunha, Marco Túlio, Bruno Barker, Mavi, Igor  Dany, Grilo, Rafa Oliveira, Yungmew, Tulio Sev e Thalles.  

Os/as artistas que querem participar da 12ª Edição do Sarau Autoral que acontecerá no  dia 23/06, devem entrar em contato com Gabriel Poeta através da DM no  https://www.instagram.com/gabrielpoetaoficial/.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui