A equipe do Projeto Paralímpico Educação Integral Sete de Outubro/Liespe, apoiada pela Prefeitura de Ipatinga, embarca neste domingo (26) para São Paulo a fim de encarar mais um grande desafio. Os atletas irão se juntar à delegação mineira para disputa das Paralimpíadas Escolares/2023.
Os jogos ocorrerão no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), no período de 27 de novembro a 2 de dezembro. A delegação de Minas Gerais conta com 205 integrantes, sendo 98 da equipe técnica e 138 estudantes-atletas que competirão nas modalidades de atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, parabadminton. São estudantes-atletas de 44 escolas e instituições de 23 municípios.
As Paralimpíadas Escolares reúnem estudantes-atletas das 27 unidades federativas do país, sendo a maior competição mundial para alunos com deficiência na faixa etária de 12 a 17 anos.
Este é o segundo ano em que alunos do Projeto Paralímpico Educação Integral de Ipatinga fazem parte da Seleção Mineira Paralímpica. Ao todo, são nove atletas ipatinguenses que vêm se destacando em competições paralímpicas no âmbito nacional.
De acordo com a coordenadora Pedagógica do 7 de Outubro, professora Patrícia Gomes, e com a coordenadora Técnica, professora Simone Martinho, os bons resultados se devem à seriedade com que o projeto é conduzido. “Esse projeto representa a materialização de um grande sonho para muitos atletas. É um trabalho sério que exige dedicação tanto dos atletas como da equipe técnica, dos professores nas escolas, ou seja, um trabalho construído a várias mãos”.
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, também comemorou o fato de o projeto poder romper as fronteiras do município, confirmando o acerto das políticas públicas de inclusão que têm sido adotadas como prioridade pelo governo. “Fomentar a prática do esporte paralímpico é oportunizar a todos os alunos uma possibilidade de vivenciarem experiências únicas que irão impactar a vida deles, abrindo também uma possibilidade de inserção na prática esportiva orientada e devidamente estruturada. Nossa gestão tem priorizado ações como essa, pois acreditamos no esporte como agente transformador”, disse Nunes.
Equipe técnica
Os atletas ipatinguenses são Isaque Santos, Ketleen Viega, Miguel Morais, Patrick Cauã Cruz, Maria Eduarda Tavares, Pietro Pereira, Eduardo da Silva, João Luiz Santos e Pedro Henrique Santos. A equipe técnica é composta por Simone Martinho, Gustavo Felipe, Rosana Maria e Marcelo Ribeiro.
As Paralimpíadas Escolares/2023 são uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB e do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Esporte – SEE, e têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiências físicas, visuais e intelectuais em atividades esportivas, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.