Cedec-MG realiza vistoria pós-desastre em Ipatinga e reforça apoio à Defesa Civil

PUBLICIDADE
Usiminas

Cento e trinta e dois dias após as fortes chuvas que devastaram Ipatinga, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) realizou, nesta quinta-feira (29), uma vistoria nas áreas mais afetadas, em apoio à Defesa Civil Municipal. A ação ocorreu no encerramento do Curso de Alinhamento de Processos e Procedimentos em Defesa Civil, sediado no auditório do 14º Batalhão de Polícia Militar, com a participação de representantes de 97 municípios da 12ª Regional de Defesa Civil (Redec/Ipatinga).

Durante a vistoria, os agentes da Cedec-MG inspecionaram locais ainda interditados devido à tromba d’água que atingiu o município em 12 de janeiro, causando significativos prejuízos. Além de reavaliar os danos, a equipe coletou informações para a elaboração de um relatório técnico, conheceu a estrutura operacional da Defesa Civil de Ipatinga e analisou o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) para captação de recursos.

A iniciativa incluiu atividades de suporte administrativo e operacional, fundamentais para a recuperação pós-sinistro. O curso, que precedeu a vistoria, ofereceu capacitação e treinamento a agentes de diversos municípios, com foco em prevenção de tragédias, resposta eficiente a emergências e reconstrução resiliente de comunidades. A ação reforça o compromisso da Cedec-MG em fortalecer as defesas civis municipais e promover uma gestão eficaz de riscos e desastres em Minas Gerais.

“Contar com o suporte da Cedec é essencial para ampliarmos nossa capacidade de resposta em momentos críticos, implementarmos ações preventivas e agilizarmos o atendimento pós-desastre. O curso trouxe dicas práticas para evitarmos ou minimizarmos os impactos de futuros desastres”, afirmou Júlio César Teodoro, secretário adjunto de Segurança e Convivência Cidadã de Ipatinga.

A iniciativa destaca a importância da integração entre os níveis estadual e municipal para proteger a população e mitigar os efeitos de eventos climáticos extremos, especialmente em um município como Ipatinga, que ainda se recupera dos impactos de janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui