III CULTURARTE 2025

PUBLICIDADE
Usiminas

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da Gestão do Parque Estadual do Rio Doce junto a Associação de amigos do PERD (DuPERD) realizou no sábado, dia 20 de setembro a terceira edição do CulturArte do PERD. Um evento que celebra a convivência da comunidade do entorno neste Parque tão especial ao Vale do Aço. Tem como parceiros o Instituto Ekos Brasil, Prefeituras de Marliéria, Dionisio e Coronel Fabriciano, Aperam South America, Fundação Aperam Acesita, GPM e Rotary Club de Dionísio.

As atividades do Culturarte foram diversas para atender todo a sua variedade de público, assim, começou com uma passarinhada que abrangeu o campo de posou do PERD, a Trilha da Carioca e as margens da lagoa de mesmo nome. Houve também a trilha poética que encantou o percurso da Trilha do Angico Vermelho com a apresentação de poemas clássicos e autorais por Marcela Littig e Vinicius de Assis Moreira e uma atividade de yoga na área do acampamento onde os primeiros visitantes do evento puderam usufruir tanto da pratica terapêutica quanto da interação e convivência na natureza do Parque.

No auditório do Parque houve a exibição de documentários no formato de curtas-metragem: Dias Não Virou Noite – que conta um pouco do dia-a-dia do Jeremias, um homem cego de Ipatinga. Mundaréu e O Pássaro.

E o restaurante do PERD foi o palco de exposição dos produtos locais e artesanatos do produtores do entorno do Parque, primando pela permanência da história e cultura local tão rica em nossa região, recebeu apresentações da UNIÃO MUSICAL DIONISIANA, FANFARRA DE CONCEIÇÃO DE MINAS, CORAL INFANTO JUVENIL DA APERAR, TAMBORELLAS, CIRANDA DO ARMAZÉM, ORQUESTRA DE VIOLA CAIPIRA SONS DA TERRA e os shows do TREM DA LUA e o trio JAZZ FUSION.

O Evento contou com a visita de aproximadamente 800 pessoas que trouxeram suas famílias e aproveitaram todo o sabor, a arte e a cultura que este povo do vale tem para oferecer em momentos únicos que uniram as famílias e visitantes a floresta do PERD.

– É por meio da valorização de nossas raízes que reconhecemos o valor dessa riqueza que tem o Parque Estadual do Rio Doce, e é este evento que sintetiza toda nossa vontade de viver essa experiencia que é o Parque junto ao que é mais importante, que são as pessoas que vivem em seu redor e fazem essa missão sublime de cultivar sua cultura e sua conservação. Disse Vinicius de Assis Moreira, Gerente do Parque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui