Ipatinga: Agentes de Endemias são capacitados para Campanha Antirrábica

300
Agentes de Endemias são capacitados sobre vacinação antirrábica

Uma capacitação inédita, promovida no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins, nesta terça-feira (30), preparou os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) da Prefeitura de Ipatinga para a próxima Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal. A mobilização no município será dos dias 19 de agosto a 9 de setembro, sendo 14 de setembro o Dia D.

 

- PUBLICIDADE -

Conduzido pelos médicos veterinários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ipatinga, o encontro reuniu mais de 100 ACEs, que foram atualizados sobre a conduta técnica ao receber o animal para a vacinação. Foram transmitidas ainda orientações sobre a dose da vacina, condicionamento e conservação do material, além de procedimentos em caso de acidente, a fim de qualificar os profissionais para o atendimento seguro.

Sonaly Teixeira

A veterinária Sonaly Teixeira destaca que “a raiva é uma doença sem cura tanto em animais quanto em humanos”. E acrescenta: “Como o vírus da doença circula no meio silvestre, morcegos podem transmiti-lo para gatos ou cães de estimação. Daí a família passa a correr risco de contrair também a doença pela arranhadura do felino e pela mordedura do cachorro. Por isso, a importância de se manter os animais protegidos contra a raiva todos os anos”, explica.  

A especialista salienta ainda que a raiva é uma doença que altera o comportamento do animal. Em caso de encontrar morcegos, saguis, cães, gatos ou outro animal com comportamento atípico, é fundamental que as pessoas contatem os profissionais do CCZ. O telefone de atendimento é o 3829-8383.

Para Alana do Carmo Rodrigues, Agente de Endemias, a atualização dos servidores acerca do assunto é muito importante

Para Alana do Carmo Rodrigues, Agente de Endemias, a atualização dos servidores acerca do assunto é muito importante. “Essa troca de saberes só acrescenta e nos conscientiza da necessidade de informar à população sobre como estar livre dos riscos de doenças. Uma vez que a letalidade da Raiva é alta, a nossa instrução quanto à gravidade da doença contribui para a adesão da comunidade à Campanha”, avalia. 

De acordo com o senso realizado em 2018, Ipatinga possui 22.758 animais, sendo 17.902 cães e 4.856 gatos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui