Evento promovido pelo Sebrae Minas e Prefeitura será realizado no dia 23 de agosto, no estacionamento do estádio Ipatingão
A cidade de Ipatinga se prepara para mais uma edição da Feira Empreendedores do Futuro, que acontecerá no dia 23 de agosto, das 9h às 16h, no estacionamento do estádio Ipatingão. Alunos e professores das 47 escolas da rede municipal e dos cinco polos de Educação Integral de Ipatinga, incluindo o Centro de Atendimento Multidisciplinar (CENAM), estarão reunidos para apresentar à comunidade os projetos que são fruto da aplicação do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), nas escolas. O evento é uma realização do Sebrae Minas, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Em 2025, a feira traz como temática central a tecnologia, a ciência e inovação, promovendo a reflexão sobre o compromisso do município e de toda a sociedade com uma educação alinhada aos desafios do século XXI. Além da exposição de projetos desenvolvidos por alunos e professores ao longo do ano letivo, a programação deste ano traz novidades. O público poderá participar de uma palestra sobre os impactos da Inteligência Artificial na educação e no futuro do trabalho, assistir a uma contação de histórias com a temática científica, e visitar uma cabine multissensorial sobre neurodiversidade, que visa ampliar o entendimento da comunidade e incentivar ambientes escolares mais inclusivos.
Outro destaque é o braço robótico colaborativo UR3, que fará desenhos personalizados a partir da interação com os visitantes — uma experiência inovadora que alia tecnologia, criatividade e memória afetiva. As apresentações culturais e institucionais devem ocorrer durante a abertura oficial e no início da tarde, simbolizando o momento de celebração para toda a comunidade escolar.
O evento terá ainda uma praça de alimentação, e espaço kids com brinquedos e atividades de recreação. Os visitantes poderão doar alimentos não perecíveis, que serão recolhidos no balcão do Programa Gestão de Avaliação e Impactos Ambientais (Gaia), que tem como objetivo gerenciar o impacto ambiental das atividades do Sebrae Minas. As doações serão destinadas ao banco de alimentos do município.
PNEE, em Ipatinga, é referência no estado
O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) foi oficialmente adotado pela rede municipal de Ipatinga em 2021 e consolidado com a Lei nº 4.312, sancionada em 26 de janeiro de 2022, tornando-se parte efetiva da grade curricular nas escolas da rede municipal. Desde então, a parceria entre o Sebrae Minas e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem sido responsável por uma transformação significativa na metodologia de ensino, introduzindo o empreendedorismo de forma transversal nas disciplinas do Ensino Fundamental e de forma curricular na Educação Integral.
A Feira Empreendedores do Futuro de Ipatinga é considerada uma vitrine das práticas pedagógicas inovadoras que vêm sendo implementadas nas escolas municipais. “Ao longo destes quatro anos de trabalho junto à comunidade escolar, observamos que o empreendedorismo vem ganhando cada vez mais espaço nas escolas. A construção de uma cultura empreendedora exige tempo, pois envolve mudanças de mentalidade e de estrutura. Percebemos que estamos trilhando esse caminho, com maior comprometimento dos professores e uma atuação mais ativa por parte dos alunos”, destaca a analista do Sebrae Minas Gabriele Deboni.
A secretária municipal de Educação de Ipatinga, Ana Cristina Neves Abreu, ressalta o impacto da educação empreendedora e da Feira Empreendedores do Futuro no desenvolvimento dos alunos. “Desde 2022, com a criação da Lei nº 4.312, Ipatinga passou a integrar de forma estruturada a educação empreendedora ao currículo da rede municipal. A Feira Empreendedores do Futuro é uma das expressões mais ricas desse trabalho. É emocionante ver o envolvimento dos alunos, a empolgação em participar de uma iniciativa tão grandiosa e o orgulho das famílias ao presenciarem seus filhos criando, apresentando ideias e se desenvolvendo. Para além dos ganhos pedagógicos, como criatividade, raciocínio lógico e trabalho em equipe, a feira promove aprendizados para a vida. Estamos formando cidadãos mais preparados, criativos e conscientes do seu papel na sociedade”, afirma.
Educação empreendedora
A educação empreendedora é um dos três pilares de atuação do Sebrae Minas. Há mais de 30 anos, a instituição desenvolve diversos projetos e soluções para impulsionar a cultura empreendedora em instituições de ensino da rede pública e privada. Um deles é o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), iniciativa que visa capacitar educadores para disseminarem a metodologia e levarem conteúdos para estudantes de diferentes níveis de ensino, da educação básica à superior, incorporando o empreendedorismo na matriz curricular.
Em 2024, Minas Gerais foi destaque pela atuação no programa, sendo o estado com o maior número de atendimentos a professores no país. Ao todo, foram mais de 65 mil educadores capacitados e mais de 627 mil estudantes impactados, em mais de 800 municípios do estado. Os números revelam o forte potencial do programa, que abre novas oportunidades e perspectivas aos estudantes, tornando-os capazes de transformar suas histórias de vida e gerar impactos em toda a comunidade e no mundo ao seu redor.
A metodologia do PNEE abrange atividades práticas, que promovem a interdisciplinaridade, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo reconhecido pelo Ministério da Educação. Ele define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica. Muito além do estereótipo de formar jovens para abrirem negócios, o PNEE visa estimular nos estudantes competências cruciais, como a criatividade, a proatividade e o pensamento crítico, preparando-os para qualquer projeto ou caminho profissional que desejem seguir.
Marcos da educação empreendedora em Ipatinga
· Em 2019, cerca de 2.700 estudantes foram impactados por ações da regional do Vale do Aço, incluindo Ipatinga, por meio de oficinas e eventos promovidos pelo Sebrae Minas.
· A partir de 2021, com a implementação do PNEE em Ipatinga, houve uma ampliação significativa.
· Em 2022, o programa atendeu aproximadamente 20 mil alunos, capacitando cerca de 2.500 profissionais da educação em 47 escolas da rede municipal e 5 polos de Educação Integral, incluindo o CENAM.
· Em 2023, foram capacitados mais de 2.500 educadores em Ipatinga, impactando cerca de 20 mil estudantes, em aproximadamente 51 unidades escolares.
· Já no início de 2025, os números alcançaram novas marcas: mais de 7 mil docentes na região de Ipatinga, 47 escolas e 5 polos de Educação Integral, incluindo o CENAM, atendidos. Ao considerar todo o contexto das ações que integram o PNEE, são cerca de 22 mil estudantes impactados na Rede Municipal de Ipatinga.
Serviço
4ª Feira Empreendedores do Futuro Ipatinga
Data: 23/08/2025, sábado
Local: Estacionamento do Estádio Municipal João Lamego Netto, Ipatingão
Horário: 9h às 16h