Embora o meio acadêmico seja considerado como um espaço de discussão e difusão da cultura, principalmente regional, são poucas as ações que de fato promovem este tipo de evento. Isso se deve ao calendário apertado e da obrigatoriedade ao cumprimento dos conteúdos programáticos. Por isso, ações culturais como irão ocorrer nesta semana são de suma importância para a valorização da cultura local, assim como a possibilidade de proporcionar reflexões sobre temas contemporâneos, muito além da sala de aula.
O Escritor Adilson Mariano, irá realizar o lançamento de seu novo livro “A IRIS POR DETRAS DO ARCO!” e concomitantemente uma palestra com a temática “Literatura e Representatividade” na seqüência a leitura dramática de um dos contos do livro. O Projeto Cultural é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura Municipal de Ipatinga, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e através do Fundo Municipal de Cultura.
A IRIS POR DETRÁS DO ARCO!
Trata-se de uma seleção de contos e crônicas de Adilson Mariano que versam sobre o “diferente”, “não incluso” e “excluído”, que na verdade são pessoas comuns que trabalham, são filhes, estudantes além de tudo humanes, porém desprovidos da liberdade de ser o que são pessoas que amam e sofrem, assim como qualquer outro. Ao longo dos treze contos de Adilson Mariano, o leitor irá compartilhar das experiências de pessoas que não podem ser o que são, mas que são e por isso brigam, lutam e sobrevivem todos os dias, em outros casos, não sobrevivem e são soterradas pela sociedade. Os contos e são crônicas perpassam pela tragédia, drama e humor.
Este livro ainda contam com a participação de cinco autores selecionades através de um edital e receberam uma bolsa de R$ 250,00. Lucas Rodrigues, Camila Mendonça, Ederson Caldas, Antônio Amaro e Kadoshi Miranda foram os autores selecionades concorrendo com mais de trinta textos. A colaboração destes artistas fazem que o arco Iris fiquem mais diverso e outros olhares somam ao do autor. As poesias de Amaro e Rodrigues vislumbram o amor, Mendonça escreve sobre o julgamento enquanto que Caldas relata a leveza de um relacionamento, já Miranda fala de dor e liberdade. Será realizado sorteio de exemplares durante o evento.
Este evento irá ocorrer no dia 14 de maio na Escola Nilza Luzia Buta que fica Av. Getúlio Vargas, 1115 – Caravelas. Terá inicio às 21h e no dia 17 de maio na Faculdade Pitagoras Anhanguera, R. Jequitibá, 40, às 19h.
Ficha técnica:
Coordenador Artistico/ Produtor Cultural – Adilson Mariano
Revisora / Curadora- Helena Leitão
Assistente de Produção – Michel Petzold
Assessoria – Weendel Guimarães
Coordenador Financeiro – Carlos Passos
Elaboração: Filó Incubadora.
Contatos: @adilsonmarianoipa e adilsonator@hotmail.com