Polícia Civil doa armamentos para a Guarda Civil Municipal de Ipatinga

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Ipatinga avança para a concretização da formação da Guarda Civil Municipal. Por meio da Sescon (Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã), a Polícia Civil do Estado realizou nos últimos dias a doação de 110 unidades de armas de fogo para uso exclusivo da corporação, que deve estar atuando a partir do início do próximo ano.

A formalização da doação foi feita por meio de publicação no Diário Oficial de Minas Gerais, no dia 22 de junho. São 100 revólveres calibre 38 e dez espingardas de calibre 12, agora à disposição do município de Ipatinga.

- PUBLICIDADE -
AAPI
Giganet
FECOMÉRCIO

“Essa parceria com as forças convencionais de segurança tem sido essencial e determinante para auxiliar na instrumentalização da Guarda Civil Municipal, um benefício aguardando há anos e nunca concretizado. É louvável o apoio que a nossa gestão tem recebido neste sentido. A doação dos armamentos nos auxilia a alavancar ainda mais o processo de fortalecimento das ações de proteção à sociedade”, pontuou o prefeito Gustavo Nunes 

“Ainda no mês de fevereiro, fizemos contatos com o Chefe Policia no Estado para viabilização da transferência dos armamentos. Os equipamentos estão em boas condições de uso e ficarão armazenados em uma instituição de segurança parceira até que haja autorização da Polícia Federal para utilização e, também, a Guarda Civil de Ipatinga esteja formada”, enfatiza Décio Carmagos, secretário da Sescon.

Duas turmas

A criação da Guarda Civil de Ipatinga, uma iniciativa do Executivo, foi oficializada no ano passado, após aprovação pelo Legislativo do Projeto de Lei 93/2021 e sua sanção pelo prefeito.

O processo de implantação da unidade de segurança do município prevê a abertura de 200 vagas para agentes, sendo 20% destinadas a mulheres. Num primeiro momento, serão convocados 80 homens e vinte mulheres. Após a fase de adaptação da primeira turma, será feita a convocação do restante. 

A previsão é que o concurso seja divulgado no Diário Oficial da cidade nos próximos meses.

Função da Guarda Municipal

O organismo terá como função principal somar esforços junto as polícias Civil e Militar e demais forças de segurança com um trabalho de proteção à população e ao patrimônio municipal. 

A guarda estará habilitada para realizar Patrulha de Policiamento Comunitário, Patrulha de Proteção Escolar, Patrulha de Proteção à Mulher, Grupamento de Rondas Extensivas (ROMU), escolta de autoridades, serviço de formação e capacitação e missões especializadas. 

As patrulhas serão realizadas a pé, com uso de motocicletas e bicicletas. O organismo deverá contar com Base Móvel Comunitária e, ainda, Banda de Música, Serviço de Inteligência e Comunicação Social.

A sede da Guarda Municipal estará localizada no antigo “Espaço Qualifica”, na região central da cidade, ao lado do camelódromo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui