Programa de Gestão do Artesanato começa em Coronel Fabriciano

PUBLICIDADE
Usiminas

PROGEARTE

POR:DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES

Começou em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, o Programa de Gestão do Artesanato (Progearte), que contará com a participação de artesãos de Fabriciano e Timóteo. Na próxima semana, será a vez dos artesãos de Jaguaraçu e Marliéria participarem da ação desenvolvida pelo Sistema FAEMG. O objetivo é apoiar e valorizar o processo produtivo do artesanato local, aumentando a lucratividade dos grupos de artesãos, por meio de estratégias de gestão e marketing.

“Esse programa valoriza o trabalho dos artesãos já capacitados por cursos do Sistema FAEMG e promove o acesso ao mercado com produtos de qualidade, identidade própria e mais: produtos com identidade local, trabalhando o resgate cultural da região para as peças utilitárias, de decoração e acessórios”, destacou a mobilizadora Ana Paula Pires.

“Faço parte da Associação dos Artesãos de Timóteo (ASSOARTT) desde 2011 e estou sempre buscando melhorias para a classe. O Progearte vai ser de muita importância para nós artesãos, valorizando nosso processo artesanal, nos ajudando a identificar onde podemos melhorar, tanto no processo de criação de uma identidade cultural, até fazer uma precificação mais justa para os nossos produtos”, afirma Marlene Salazar Rogério.

“Estou na Associação Feminina Marlierense como presidente desde 2022. Várias artesãs daqui vão participar também. Já fiz o curso de Artesanto e Argila, e minha expectativa é aprender a ser empreendedora do artesanato, valorizar o meu trabalho, divulgar na internet os produtos para serem vendidos e gerar renda. Nunca vendi uma peça de arte feita por mim, porque não sei colocar preço. Sempre presenteei familiares, mas vou aprender a valorizar a minha produção”, garante Soraia de Castro Quintão.

“O participante do Progearte domina a produção artesanal, e nós, instrutores, vamos investir na questão do aprimoramento desse produto, adequando-o ao mercado atual. Vamos trabalhar desde o diagnóstico do produto, para ver se tem pontos a serem melhorados; a parte de gestão, marketing, empreendedorismo, associativismo e precificação de produto, e encerramos com um grande evento que é a Feira de Artesanato”, explicou o instrutor Jair Dionísio de Souza, o Rhavi.

Feira de Artesanato

A Feira de Artesanato será promovida em outubro pelos artesãos participantes do Progearte. Haverá exposição e comercialização de produtos criados durante os 9 módulos do programa. O evento é aberto ao público em geral.

“A Feira do Artesanato é onde os artesãos vão expor os seus produtos já com as melhorias necessárias, com identidade visual, etiquetamento e embalagem adequada, processos trabalhados durante todo o período do programa”, disse o instrutor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui