Idosos do Centro de convivência Vivaidade, em Coronel Fabriciano, e do Projeto Andanças, em Timóteo, receberam as últimas palestras do Viva Bem de 2023. Realizada pela Unimed Vale do Aço, a iniciativa leva conhecimento a terceira idade na região, com palestras educativas e de temas do interesse do público.
A primeira palestra, que contou com a participação de 40 idosos do Projeto Andanças, ocorreu no Clube da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo. A temática abordada foi o dezembro laranja, que levanta a bandeira da prevenção ao câncer de pele. A palestra foi ministrada pela médica cooperada e dermatologista, Dra. Rosana Cotta Coelho.

Além de falar sobre a doença, seus riscos e formas de tratamento, a médica deu dicas sobre prevenção e reforçou a importância do uso de blusas com proteção UV e protetor solar. “Nosso país é muito quente e nossa região não foge a regra. A hidratação é essencial para nos prevenir de várias doenças, mas não podemos nos esquecer dos cuidados em relação aos raios solares. Evitar a exposição em horários em que o sol é mais intenso, além do uso de protetor solar, bonés e blusas de proteção são ações essenciais”, afirmou.

A segunda palestra ocorreu no Centro de convivência Vivaidade, em Coronel Fabriciano e contou com a participação de mais de 90 idosos. Ministrada pela psicóloga e analista de RH, Arianne de Oliveira Ferreira, a temática trabalhada foi a inteligência emocional e autoestima.
Sobre o projeto
O Projeto Viva bem é uma iniciativa da Unimed, realizada desde 2006. Ele tem como objetivo ofertar aos idosos participantes informações sobre prevenção e cuidados, trazendo temas relacionados aos aspectos físicos e emocionais do público da terceira idade. Além de proporcionar momentos de integração e socialização, as palestras ensinam ao público hábitos de vida saudáveis.