Colaboradores da Unimed Vale do Aço e do Hospital Metropolitano participaram da 1° SIPAT Integrada. O evento, que foi realizado entre os dias 1° e 12 de agosto, ocorreu tanto na unidade hospitalar quanto no Centro de Especialidades e Diagnósticos, no bairro Veneza, em Ipatinga. A ação foi uma iniciativa do SESMT com o RH.
“A segurança e saúde no trabalho estão sempre em pauta, principalmente em algumas áreas, que requerem maior atenção no desempenho das atividades, devido a riscos. A conscientização sobre boas práticas no ambiente profissional, uso de EPI’s e outras práticas são essenciais. Realizar a SIPAT é uma forma que temos de reforçar essa conscientização e promover a reciclagem de alguns processos e fluxos que visem a segurança e saúde dos colaboradores”, afirmou Samuel Senna, engenheiro de Segurança do Trabalho.
A SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – engloba uma série de atividades internas com o objetivo de capacitar e conscientizar colaboradores para que mantenham atitudes adequadas com o ambiente de trabalho, a fim de evitar acidentes. Realizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), a SIPAT contou com uma extensa programação.
Dentre as ações propostas ocorreu roda de conversa com o tema “Saúde mental, estresse e motivação; atividade voltada para estilo de vida e alimentação saudável, com dicas de alimentação, aferição de pressão e teste de glicemia. Também foi realizada dinâmica sobre o uso de EPI’s e equipamentos de combate a incêndio; palestra sobre doenças osteomusculares e a importância da ergonomia, além da ginástica laboral e a distribuição de brindes entre os colaboradores participantes.
“A promoção de uma semana voltada para a segurança de nós, colaboradores, é de extrema importância. As vezes, na correria da rotina, realizamos algumas atividades de forma mecânica e não damos a atenção a devidas ações essenciais para a nossa segurança. A SIPAT vem como uma forma de nos relembrar e reforçar que a nossa saúde e segurança devem estar em primeiro lugar”, afirmou Indiara Cora, coordenadora da Qualidade da Unimed Vale do Aço.