Sistema Municipal trará recursos para a Cultura em Fabriciano

206
Sistema Municipal trará recursos para a Cultura em Fabriciano

Coronel Fabriciano agora passa a contar com o Sistema Municipal de Cultura. O projeto de lei complementar, Nº 3116/2020  de autoria do Executivo, é um importante de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas de cultura. A matéria foi aprovada nesta terça-feira, 11, pela Câmara Municipal, com 12 votos favoráveis e duas abstenções (Marcos da Luz e Professor Edem) e deve ser sancionada em breve.

A Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultural, por meio da Gerência de Cultura, explica os ganhos para o município: maior autonomia para realizar políticas públicas culturais; buscar apoio para o fortalecimento das ações na área e, o mais importante, ampliar a participação de maneira mais efetiva classe artística na tomada de decisões e acompanhamento na aplicação de recursos públicos. 

- PUBLICIDADE -

O maior benefício para a cidade é a criação Fundo Municipal de Cultura. “Com isso, o município passa a ter respaldo legal para trabalhar outras formas de captação de recursos – junto as empresas e pessoa física – para desenvolver ações e projetos culturais na cidade e distribuir recursos em diversos segmentos artísticos e culturais”, explica a Gerente de Cultura, Bia Antunes. “Estou muito feliz pela aprovação do Sistema de Cultura Municipal pela na Câmara. Esta será a porta de entrada para muitos projetos que beneficiarão direta e indiretamente os artistas da nossa cidade”, comemora a gerente de Cultura, que também professora de Dança Clássica e Jazz. 

Para Leila Cunha, consultora de Cultura, a aprovação é um grande avanço na gestão de políticas públicas para setor. “A classe artística, os agentes culturais geralmente são deixados de lado, a margem. Então, é muito importante quando o município cria um fundo como esse para incentivar estes artistas que nos dão tantas alegrias com sua arte”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui