Na tarde desta 6ª feira, 31, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, Luciano Lugão esteve em Belo Horizonte representando o legislativo. Entre vários compromissos de cunho político, Lugão fez uma visita à seda da Polícia Federal da capital, onde se encontrou com a Delegada Tatiana Alves Torres.
Doutora Tatiana é a nova superintendente da Polícia Federal (PF) em Minas Gerais. Ela nasceu em Coronel Fabriciano e está há mais de 20 anos na PF. Luciano Lugão ofereceu à delegada uma Moção de Aplausos, que foi aceita por unanimidade no plenário.
“Temos muito orgulho da nossa gente! Tatiana é mais um motivo de alegria para nossa cidade e merece toda a nossa admiração. Com essa Moção queremos tornar público esse valor que damos ao trabalho que ela vem prestando mas também mostrar ao Fabricianense que nossos sonhos podem e devem ser grandes.”, afirmou Lugão.
Histórico de trabalho
Tatiana sempre foi destaque em sua área de atuação. Com a posse. ela substituiu o delegado Marcelo Sálvio Rezende Vieira. Até então, Tatiana chefiava a Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros. Tem larga experiência investigativa e administrativa, é Formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e ingressou na carreira de delegada da PF em outubro de 2002.
O perfil da nova superintendente é descrito como operacional, ou seja, mais investigativo. Um dos inquéritos presididos por ela culminou, por exemplo, na prisão de 17 pessoas, sendo 16 doleiros, em meio a investigações de um mercado ilegal de câmbio de moeda estrangeira no ramo têxtil de Minas Gerais em 2013.
Antes de integrar a Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros, Tatiana estava na Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários e na Delegacia de Defesa Institucional, a qual chefiou entre março e setembro de 2010. Já entre 2006 e 2010, ela foi a titular da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico.
Durante a carreira, Tatiana chegou a participar, fora do país, do Programa Internacional de Treinamento Policial da Interpol, em Lyon, na França, de um curso sobre Crime Organizado e Cooperação Jurídica, da Escola Nacional de Magistratura, em Paris, na França, e da reunião de um grupo de trabalho da Interpol sobre Crimes contra a Vida Silvestre, em Pequim, na China.