17ª Conferência de Saúde de Ipatinga define novas prioridades a serem defendidas em etapa estadual

PUBLICIDADE

Principal bandeira é o fortalecimento da estrutura de atendimento pelo SUS no município 

 

- PUBLICIDADE -
Sesi – Senai
AAPI
PMI VACINAÇÃO
Unimed Vale do Aço
Usiminas
Giganet
Câmara Ipatinga
Copasa

Com grande participação de lideranças do setor, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde e em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde, promoveu nestas terça e quarta-feira (14 e 15 de março), no auditório principal do Ipaminas Esporte Clube, no bairro Cidade Nobre, a 17ª edição da Conferência Municipal de Saúde.

Sintonizada com o tema da Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá no mês de julho, enfocando o slogan “Amanhã vai ser outro dia: garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, a Conferência Municipal foi regida pela orientação “SUS Ipatinga: Fortalecimento, Integralidade e Resultado”.

Durante o evento houve a votação do regimento interno e mecanismos do processo eleitoral do Conselho Municipal de Saúde, além da definição das diretrizes para a etapa da Conferência Estadual de Saúde.

O prefeito Gustavo Nunes ressaltou a importância do envolvimento da comunidade nos debates para aperfeiçoamento do sistema público de atendimento. “A participação da população de Ipatinga na Conferência Municipal de Saúde foi de grande valia e nos ajudará a decidir o direcionamento a seguir na saúde pública da nossa cidade em termos de prioridades. Em pouco mais de dois anos, foram vários os avanços conquistados na saúde de Ipatinga, e com as diretrizes elaboradas fortaleceremos ainda mais o atendimento do SUS na nossa área de prestação de serviços”, destacou.

Eleição dos representantes

A eleição dos representantes municipais para participar da Conferência Estadual se dará após o pleito do Conselho de Saúde gestão 2023-2025, previsto para o dia 22 de março.

“A data escolhida se deve ao fato de o representante municipal na 10ª Conferência Estadual de Saúde assumir o compromisso de trazer a devolutiva do relatório Estadual ao Conselho Municipal, e, para isso, o delegado tem que estar vinculado ao Conselho Municipal”, frisou o secretário de Saúde de Ipatinga, Cléber de Faria.

Pré-conferências

Durante o mês de fevereiro, foram realizadas as pré-conferências em todas as regionais da cidade, e também para os trabalhadores dos setores público e privado, com o intuito de definir os 100 delegados e 100 suplentes representantes das entidades, movimentos e instituições na Conferência. Foram eleitos 50 representantes das nove regionais do município, sendo a divisão feita proporcionalmente ao número de habitantes de cada uma delas, e outros 50 entre trabalhadores públicos, privados, governo e prestadores de serviços, conforme publicado no regulamento, que consta no Diário Oficial do Município do dia 1° de fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui