Indígenas da Comunidade Pataxó Geru Tucumã
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CTMAM lança Plano de Marketing em Açucena

Representantes de municípios associados ao CTMAM, do Projeto Turismo no Vale, do Convention e Visitors Bureau do Vale do Aço, ARMVA e comunidade indígena Pataxó Geru Tucumã participaram do encontro itinerante 

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O Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas passa a contar com mais um instrumento estratégico de apoio ao desenvolvimento do turismo e da Instância de Governança Regional (IGR). Trata-se do Plano de Marketing do CTMAM, que foi lançado na última quarta-feira (30/03), durante reunião itinerante da IGR, realizada na Fazenda Ebenézer, localizada no distrito de Aramirim, em Açucena. 

Cidinha Sampaio apresentando o Plano de MKT em Açucena

O prefeito de Açucena, Raulisson Morais, o Nem do Duta, e diretoria do CTMAM,  recepcionaram os convidados do encontro, que contou também com a presença da vice-prefeita de Mesquita, Conceição Marinho; do vice-prefeito de Santana do Paraíso, José Anício; do vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ipatinga, Alex Oliveira; do Chefe do Núcleo de Assessoramento Técnico Especial da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), Renato Martins; do Cacique Bayara e indígenas da comunidade indígena Pataxó Geru Tucumã; representantes dos municípios associados ao CTMAM, do Convention e Visitors Bureau do Vale do Aço e do Projeto Turismo no Vale.

 

“É uma satisfação recebê-los em Açucena para uma importante reunião do CTMAM, IGR que sempre nos apoia no desenvolvimento do turismo em nossa cidade. Queremos que as pessoas percebam os benefícios que riquezas culturais daqui trazem para a sociedade e valorizá-las por meio do turismo. Agradeço toda dedicação da equipe da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, em nome do secretário Vinícius Couto, pelo empenho na busca desse reconhecimento”, declarou o prefeito Nem do Duta.

Indígenas da Comunidade Pataxó Geru Tucumã

Mapa do Turismo Brasileiro

Na oportunidade, o presidente do CTMAM, Hélio Anício, destacou a importância do Plano de Marketing para potencializar todas as ações já realizadas para tornar a região em destinos consolidados, tal como a conquista da certificação no Mapa do Turismo Brasileiro, recentemente alcançada pelos municípios de Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Conceição de Ipanema, Coronel Fabriciano, Dionísio, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Marliéria, Santana do Paraíso, Timóteo e Ubaporanga. Rio Piracicaba e Mesquita vão pleitear a certificação em 2023.

 

“Parabenizo os municípios e seus gestores por mais uma importante certificação. E convido a todos a utilizarem as ferramentas estratégicas do Plano de Marketing para orientá-los na criação do Plano de Marketing de cada cidade, para dar visibilidade aos atrativos turísticos. O documento lançado hoje tem por objetivo tornar o CTMAM cada vez mais reconhecido no cenário regional, estadual e nacional”, frisou Hélio.

Diretor de MKT Rodrigo Vieira na abertura do evento de lançamento em Açucena

Estratégias para turismo regional

Durante a apresentação do Plano de Marketing do CTMAM, o diretor de Comunicação e Marketing da IGR, Rodrigo Vieira, sugeriu que todos os municípios usem o estudo como inspiração. “Esse Plano de Marketing será o guia para que os gestores de turismo dos municípios criem seus próprios planos de marketing individualizados sem desviar das metas e objetivos regionais orientados pelo CTMAM”, completou.

 

O Plano de Marketing foi desenvolvido pela turismóloga Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades, Cidinha Sampaio, por meio da empresa Ana Cleide Eventos Exclusivos, sob a coordenação da diretoria do CTMAM. Para a elaboração do plano, foi aplicado junto aos gestores dos 16 municípios associados um questionário para levantamento de dados, como também para perceber a visão destes sobre o circuito, a região e sobre o município. Também foram realizados encontros com a diretoria do CTMAM e foram considerados os estudos de turismo já realizados para a região, bem como bibliografia sobre o tema.

 

O Plano de Marketing traz estratégias de marketing viáveis para que o destino turístico seja reconhecido como ofertante de “múltiplos destinos integrados”, que ofereça atividades organizadas, estruturadas e diversificadas para um público – residente na própria região, de todas as faixas etárias e de renda variada nos segmentos de turismo rural, de aventura, de cultura, religioso e de eventos e negócio. “Este é um estudo que vai orientar a diretoria e os gestores municipais para o desenvolvimento do turismo na região. Espera-se que este plano seja, realmente, uma ferramenta para tornar a região um destino turístico conhecido e consolidado”, declara a responsável técnica pelo estudo, Cidinha Sampaio.

 

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