Cultura Japonesa no Vale é encerrado com exposição de criações dos alunos das oficinas do projeto

PUBLICIDADE

IPATINGA – Na próxima segunda feira (20), entra em cartaz na Estação Memória a Exposição do Projeto Cultura Japonesa no Vale do Aço. A mostra, que se estenderá até o dia 5 de dezembro, integra uma das ações do projeto. O público vai conferir o resultado de oficinas de milenares expressões artísticas japonesas, com a participação de alunos das escolas públicas estaduais e municipais e da comunidade.

- PUBLICIDADE -
EXPO USIPA
Usiminas
Sesi – Senai
AAPI
Giganet

Foram quatro oficinas ministradas nas escolas: Kirigami, caracterizadas pela criação de relevos tridimensionais a partir do recorte e dobras do origami dando forma a móbiles estrelares, flor de cosmos, mandalas, animais e cerejeira; Oshibana, técnica de desidratar flores, folhas, galhos, frutas e verduras mantendo textura e cor original para a criação de quadros artísticos; Ikebana, que consiste na criação de arranjos com a utilização de flores, folhas, troncos e vasos, e  Origami, que consiste na representação de seres e objetos com as dobras geométricas de papel sem corte e sem cola.

 HOMENAGENS 

Antes da exposição, neste sábado (18) será realizada uma solenidade Comemorativa dos 50 anos da Tikufukai no Brasil, no auditório da Aciapi, às 16h, homenageando todos que contribuíram para o desenvolvimento da instituição. O Projeto Cultura Japonesa no Vale tem como objetivo implementar a consciência do desenvolvimento humano e cultural propagada pelos nikkeis, descendentes de japoneses nascidos no Brasil. Promover valores humanos, por meio da arte japonesa, do intercâmbio cultural, é outro propósito da iniciativa, que reafirma a amizade entre Brasil e Japão.

A iniciativa é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Usiminas, realizado pelo Centro Cultural Internacional Tikufukai, Coordenação de Yoshiko Honda, Produção de Shirley Maclane Produções, Consultoria das Oficinas Kikuko Inoue, professores de Ikebana Willian Trevizani, de Oshibana Jaísa Rodrigues, de Kirigami João Satoru Honda e de Origami Ana Luisa Marchezine, monitores de Oshibana e Kirigami Helena Nunes e de Origami Mauro Makoto Honda. Assessoria de Comunicação Goretti Nunes, Fotografia de Tatiane Bispo e Eduardo Galetto, Intérprete de Libras Vânia Coelho e projeto Gráfico Enyály Poletti. O projeto conta com o apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura Municipal de Ipatinga.

 SERVIÇO

Mais informações com a produção Shirley Maclane (31)98515-1174

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui