PUBLICIDADE

Comissões aprovam matéria de proteção a idosos de Timóteo

 

- PUBLICIDADE -
Copasa
PMI VACINAÇÃO
Usiminas
AAPI
Câmara Ipatinga
Sesi – Senai
Giganet
Unimed Vale do Aço

Proteção da pessoa idosa nas contratações de empréstimos consignados, cartão de crédito consignado e serviço cuja o desconto incida na folha de pagamento. É o objetivo do Projeto de Lei 4.572, de autoria do vereador Nelinho Ribeiro, aprovado nas comissões na reunião realizada na tarde de hoje (22/03). A lei será aplicada em instituições financeiras

Para aumentar a segurança dos idosos, a matéria prevê que, antes de efetivada a contratação de produtos/serviços, as instituições financeiras deverão informar, de maneira clara, todos os dados do contrato, tais como taxas de juros, encargos, possibilidade de amortização, dentre outros. “O número de idosos que procuram o Procon Câmara porque o pagamento começa a vir com descontos e eles sequer sabem que contrataram algum empréstimo é alto”, relatou o vereador.

Também passou nas comissões o PL 4.573, que autoriza o Município de Timóteo a descontar em folha dos servidores, a contribuição assistencial sindical, que é anual. A matéria é do Executivo Municipal.

 

Consumidor

Outra matéria aprovada nas comissões foi o PL 4.563, que trata da Organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor (SMDC), institui a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Condecon) e o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (FMDC).

O PL 4.568, que inclui dispositivos da Lei nº 3.225/11, que estabelece parâmetros relativos à Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi aprovado também pelas comissões.

 

Bosque do Eldorado

O Substitutivo nº 01 ao PL 4.553, que estabelece a criação do Parque Municipal de Meio Ambiente, denominado “Bosque do Eldorado”, foi aprovado. Conforme o vereador Raimundo Nonato, a alteração do substitutivo com relação ao projeto original é tão somente a questão de nomenclatura. “Em vez de parque, será Área de Preservação Ambiental (APP). Isso porque, quando se fala em parque, primeiro tem que ser uma área não urbana e com um tamanho específico”, explicou o autor da matéria, vereador Raimundo Nonato.

Foi aprovado nas comissões ainda o PL 4.574, que “autoriza o município de Timóteo a promover o repasse do incentivo financeiro adicional previsto na Lei Federal 11.350/06 e Decreto Federal 8.474/15 aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS)”, de autoria do Executivo.

Foram aprovados também os projetos de resolução 528 e 529 que tratam da recomposição salarial dos servidores do Legislativo Municipal e do subsídio dos Agentes Políticos.

 

Retirado de pauta

Na reunião de hoje, dois projetos foram retirados de pauta: PL 4.571, que institui o “programa cidade com grama, sem mato, sem lama”, em Timóteo; e o Projeto de Lei Complementar 009, que determina a alteração da jornada de trabalho dos médicos especialistas de 20 para 12 horas semanais.

O PL 4.566 teve pedido de vista do vereador Vinicius Bim. A matéria autoriza o município de Timóteo a firmar parcerias com entidades, associações, organizações sociais não governamentais ou fundações sem fins lucrativos, legalmente reconhecidas como utilidade pública.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui