Aperam inicia Programa de Formação para Operador(a) Siderúrgico(a) exclusivo para Pessoas com Deficiência

55
Camila de Souto Coutinho, selecionada para a 1ª turma do Programa de Formação para Pessoas com Deficiência. (Divulgação)

Empresa busca formar profissionais qualificados para a indústria siderúrgica e ampliar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

A Aperam South America deu início, esta semana, à primeira turma do Programa de Formação para Operador(a) Siderúrgico(a) destinada a Pessoas com Deficiência. Foram 13 pessoas contratadas pela empresa em Timóteo/MG, dentre os(as) 430 candidatos(as) inscritos(as), e outras 17 estão na fase final de admissão e formarão a segunda turma, que começará em 18 de outubro. Ao longo de 6 meses, prorrogáveis por igual período, os(as) novos(as) empregados(as) receberão treinamento teórico e prático sobre os processos de produção do aço, vivenciando a experiência em uma grande indústria. Durante todo o percurso, terão o acompanhamento da equipe da Fundação Aperam Acesita e o apoio dos(as) gestores(as), demais empregados(as) e da área médica. Ao final da formação, estarão aptos a atuar como Operadores(as) Siderúrgicos(as).

- PUBLICIDADE -

“Tivemos uma grande satisfação, desde a abertura das inscrições, com o interesse da comunidade do Vale do Aço neste Programa de Formação, que faz parte das iniciativas de Inclusão com Diversidade da Aperam”, destaca Rodrigo Heronville, diretor de Recursos Humanos. “Recebemos um número surpreendente de inscrições e selecionamos pessoas com muita vontade de trabalhar e aprender, além de um grande potencial para a indústria siderúrgica, área que enfrenta escassez de profissionais habilitados”, ressalta.

A seleção se baseou na verificação dos requisitos, análise dos currículos, entrevistas e avaliação médica e psicológica. Os(as) gestores(as) conversaram com os(as) candidatos(as) pré-selecionados(as), para conhecer o seu perfil, e a equipe médica auxiliou na definição da área mais adequada para alocação de cada aprovado(a). Os(as) novos(as) empregados(as) atuarão em setores da empresa, durante o período da capacitação, após dois meses iniciais de formação teórica.

Camila de Souto Coutinho é uma das selecionadas para a primeira turma e relata: “Meu interesse em atuar na indústria siderúrgica veio depois que estudei e conversei com pessoas que trabalham na área. Eu me inscrevi por ser uma oportunidade, ao mesmo tempo, de emprego e aprendizagem. Ao passar por essa experiência, almejo um futuro próspero, com crescimento pessoal e profissional no segmento siderúrgico”. Ela completa: “Estou muito feliz, ansiosa e esperançosa. Agradeço o interesse da empresa em promover a inclusão com um programa de alto nível, entendendo seu papel dentro da sociedade. É uma alegria ter essa oportunidade de integrar o time da Aperam”.

Sobre a Aperam South America

A Aperam South America é produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbono. A partir de uma gestão baseada nos valores liderança, inovação e agilidade, consolida-se como líder no mercado brasileiro em seu segmento. Sua planta industrial, localizada em Timóteo-MG, possui capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Utiliza 100% de carvão vegetal produzido por sua subsidiária no Vale do Jequitinhonha: a Aperam BioEnergia. A BioEnergia produz e comercializa carvão vegetal, tecnologia, mudas e sementes, a partir de florestas renováveis de eucalipto em Minas Gerais. Desde 2011, integra o Grupo Aperam, segundo maior da Europa, composto de outras cinco plantas industriais na França e na Bélgica, cuja capacidade alcança 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui