Atual gestão reforça a importância da Ouvidoria

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Canal aberto de comunicação entre o cidadão e a Prefeitura, a Ouvidoria Municipal de Ipatinga baseia-se nos princípios do diálogo e da transparência para que os moradores possam se manifestar sobre os agentes públicos e os serviços prestados no município. O setor atende demandas pontuais. Segundo o Controlador Geral do município, Diêgo Henrique Tuschtler, “a repartição funciona como um instrumento que indica as principais manifestações dos moradores, permitindo identificar e corrigir fragilidades e aprimorar as políticas públicas de atendimento aos munícipes”.

 Os atendimentos recebidos pela Ouvidoria são de solicitações, denúncias, sugestões, elogios, reclamações e agradecimentos.

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Usiminas
Sesi – Senai
AAPI
Giganet
Câmara Ipatinga
PMI VACINAÇÃO
Unimed Vale do Aço
SVA
Copasa
FSFX

As mensagens, cujos autores podem ser identificados ou não, são sempre encaminhadas às Secretarias Municipais. Após analisadas e respondidas, o Ouvidor retorna o contato com o solicitante para os devidos esclarecimentos, pelo mesmo canal.

Como se comunicar com a Ouvidoria

Das 8h às 18h, as solicitações podem ser feitas pelos telefones 156/3829-8159 e 3829-8156. Estes números funcionam como aplicativos de mensagens e recebem ligações. Nestes números o usuário poderá realizar denúncias relacionadas ao descumprimento das medidas sanitária contra o Coronavírus e outros assuntos referente a pandemia na cidade. 

Os usuários podem acessar o serviço através do site da Prefeitura (www.ipatinga.mg.gov.br). O cidadão deve clicar no botão OUVIDORIA. Por esse canal pode-se anexar fotos, vídeos e documentos. 

Denúncias referentes à Saúde 

Denúncias e demais serviços relacionados à Secretaria Municipal de Saúde devem ser dirigidos ao telefone 3829-8282.

Ao enviar a solicitação, em qualquer um dos canais, o cidadão deve solicitar o número do protocolo, que deverá ser utilizado para acompanhar o andamento de sua demanda. 

Respostas às solicitações

Ainda de acordo com Diêgo, as Secretarias Municipais buscam atender as solicitações o mais rapidamente possível. Quando isso não ocorre ou a manifestação é devolvida sem solução, a Ouvidoria promove uma nova tramitação, indicando a providência a ser adotada e a fundamentação para que o setor envolvido promova a regularização. 

No caso de irregularidade administrativa ou funcional, um processo administrativo autônomo é aberto, inclusive para apurar questões disciplinares, explica o Controlador.

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