Autistas e familiares realizam passeata em Ipatinga

Dia 18 de junho é comemorado o Dia Mundial do Orgulho Autista. Para marcar a data, o Centro de Integração Autista de Ipatinga – CIA, com o apoio do mandato do vereador Daniel do Bem, vai realizar a II Passeata Autismo: Conhecer para Acolher, no centro da cidade. No ano passado, a Passeata foi realizada pela primeira vez em Ipatinga, seguindo todos os protocolos de segurança quanto à covid e contou com a presença de, aproximadamente, 250 pessoas. Neste ano, a expectativa dos organizadores é que mais de 500 pessoas participem do evento. 

A presidente do CIA, Ivanete Freitas, acredita que esse evento é uma maneira de mostrar a união e a força da família autista de Ipatinga e da região. “A nossa causa está ganhando força há pouco tempo, antes éramos quase invisíveis. Por isso, esses eventos são importantes para mostrar que estamos aqui, temos orgulho dos nossos filhos autistas, queremos que a sociedade tenha empatia e respeito por nós e por nossos direitos”. 

O vereador Daniel do Bem, ativista do autismo e apoiador do evento, afirma que a Passeata do Orgulho Autista se tornou um marco para a causa na cidade e que esses momentos de demonstração de força são muito importantes para dar visibilidade aos autistas. “Ir às ruas, mais do que mostrar a união dos autistas, mostra a força que nós, familiares de autistas temos e deixa ainda mais claro a necessidade de que haja políticas públicas para atender tantas crianças. Somos muitos, estamos ainda engatinhando para conquistar tudo o que nossos filhos precisam e é nessas horas, mais do que nunca, que devemos trazer os olhares da sociedade para a nossa causa”. 

A II Passeata Autismo: Conhecer para Acolher acontecerá no dia 18 de junho, a partir das 9h, no Centro de Ipatinga. A concentração será a partir das 8h, na Praça 1 de Maio, de onde seguirá até o Paço Municipal. O evento será finalizado com apresentações de musicalização e atividades voltadas às crianças. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui