BR 381, concessão para preservar vidas 

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Com investimentos privados de R$ 5 bilhões, Infra S.A celebra outorga de 304 quilômetros da rodovia 

Empresários, representantes de entidades de classes e de órgãos públicos participaram, no  dia 27/10, na sede da FIEMG, do evento BR-381 – Concessão para a Vida. A iniciativa foi uma  realização do Ministério da Infraestrutura, da Infra S.A e da Agência Nacional de Transportes  Terrestres (ANTT), com o apoio da FIEMG, por meio de seu Conselho de Infraestrutura  (Coinfra). “É um evento muito importante para nós. O envolvimento do governo do  estado prova que a concessão da BR-381 é um plano que será concretizado”, afirmou Emir  Cadar, presidente do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) e vice-presidente da FIEMG. 

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Flávio Roscoe, presidente da Federação mineira, prestigiou o encontro. Para o líder  empresarial, a concessão da BR-381 vai mudar o cenário industrial do estado, pois um dos  grandes gargalos do setor produtivo é o escoamento de produção. “Tenho certeza de que,  com essa infraestrutura, toda a região alcançará um patamar diferente. Além de ser um marco  para a sociedade, devido ao risco que a rodovia oferece”, afirmou, apontando o acerto do  nome do projeto: BR-381 – Concessão para a Vida. 

Felipe Queiroz, que representou o Ministério da Infraestrutura, lembrou que Minas Gerais  possui a maior malha rodoviária do país e Guilherme Theo Sampaio, diretor da Agência  Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), reforçou que, apesar da extensão, a  situação da BR-381 é problemática. “Por isso precisamos correr atrás do prejuízo. Estar aqui,  literalmente, na casa da indústria, é de suma importância para que o projeto saia do papel. Ele  ainda está em concepção e sua realização depende, basicamente, do apoio da indústria”,  afirmou, ressaltando a importância da parceria entre o setor público e privado. 

Investimentos de infraestrutura e transportes em Minas Gerais e os estudos técnicos da  concessão da BR-381 – Alessandro Reichert, diretor de planejamento da Infra S.A,  apresentou o projeto e explicou que foi um processo complexo atuar no projeto de concessão  da BR-381. “Foi um grande desafio. Foram exigidas de nós criatividade, ousadia e coragem,  para conceber uma nova modelagem para a rodovia”, disse, pontuando que, recentemente,  uma etapa do projeto passou por consulta pública. 

Segundo o diretor de Planejamento da Infra S.A, a modelagem de um contrato é essencial  para se ter sucesso no leilão da bolsa e garantir os incentivos. “Nossa preocupação é fazer um  bom trabalho técnico para que os profissionais do mercado de infraestrutura possam trazer  soluções”. 

Reichert explicou que a entidade tem concessão para uma extensão de 304 quilômetros, pelo  prazo de 30 anos. “Estão previstas ampliações da capacidade, com duplicações de vias,  terceiras faixas, faixas adicionais em trechos de pista e praças de pedágio. “Temos um volume  de investimentos estimado em R$5 bilhões e os custos operacionais envolvem atividades de  conservação da rodovia, de operação rodoviária e monitoramento”, disse.

O projeto BR-381 – Concessão para a Vida contempla o trecho entre as cidades de  Governador Valadares e Sabará. A extensão é considerada estratégica para o sistema  rodoviário de interligação entre polos de consumo e o escoamento de produtos agrícolas,  pecuários, de mineração e industriais.

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