Câmara aprova PL de incentivo à poesia e que homenageia a Srª. Chames Salles Rolim

Aprovado projeto de lei que institui no calendário municipal de Ipatinga a “Semana Srª. Chames Salles Rolim”, com intuito de incentivar a produção poética na cidade

Aprovado em segunda votação, nesta terça-feira (21), o Projeto de Lei nº 92/2022, que institui no calendário municipal de Ipatinga a “Semana Srª. Chames Salles Rolim”, com intuito de incentivar a produção poética na cidade.

Chames foi filha dos pioneiros do Vale do Aço Selim José de Salles e Canuta Rosa. Casada com o farmacêutico José Maria Rolim, teve dez filhos, dos quais descenderam 28 netos e 16 bisnetos. Trabalhou durante 50 anos ao lado do marido na primeira rede de farmácias da região, a Farmácia Rolim. Irmã do ex-prefeito de Ipatinga, Jamil Selim de Salles, ela se graduou em Direito aos 97 anos, sendo a universitária formada mais idosa do Brasil, na época enaltecida pela imprensa nacionalmente. Ela faleceu aos 103 anos de idade, em abril de 2021.

Dona Chames, como era carinhosamente chamada por todos que a conheciam, é autora de livros de poesia, contos e causos. “Por isso, foi a escolhida para a devida homenagem”, diz a vereadora Professora Mariene (Patriota), idealizadora do projeto.

No intuito de  incentivar o surgimento de novos artistas, historiadores e poetas, o projeto visa promover ações educativas, despertar ideias nas elaborações de projetos culturais e divulgar a produção poética de alunos da rede municipal de ensino.

A vereadora ainda lembra que “um dos objetivos do PL é que as escolas municipais tirem alguns dias de março de cada ano, para incentivar seus alunos, professores e membros da comunidade escolar a se inspirarem a escrever poesias”.

A data escolhida para a comemoração é a semana do dia 21 de fevereiro, em que é celebrado o Dia Mundial da Poesia.

O projeto segue para sanção do Poder Executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui