CMI aprova os eventos Marcha para Jesus e UMADIPA como patrimônios culturais imateriais

PUBLICIDADE

A Câmara aprovou dois projetos de lei que reconhecem como patrimônio cultural, de natureza imaterial o evento Marcha para Jesus e a União da Mocidade da Assembleia de Deus. Ambos de autoria do vereador Wellington da Floricultura. 

Entende-se por patrimônio cultural imaterial, as práticas, expressões, representações, conhecimentos e técnica em que os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural. 

- PUBLICIDADE -
Unimed Vale do Aço
Câmara Ipatinga
PMI VACINAÇÃO
Usiminas
Copasa
Sesi – Senai
Giganet
AAPI

“Este patrimônio imaterial, que se transmite de geração em geração, é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em razão de seu ambiente, de sua interação com a natureza e com sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade e contribuindo assim, para promover o respeito a diversidade cultural e a criatividade humana, de acordo com o artigo 2º da Convenção para salvaguarda do patrimônio cultural imaterial da Unesco”, cita o projeto. 

Conforme o vereador Welington, o evento Marcha para Jesus é o maior evento gospel do mundo, “e em Ipatinga já se consolidou com grande participação pública, e sendo uma verdadeira benção para o município”, disse o parlamentar. 

Ele fez questão de ressaltar a natureza ecumênica do evento. “Trata-se de um evento cristão em que não há denominação de religião A ou B. É um momento de união dos cristãos, de conforto espiritual, de mobilidade social pela mesma causa, em louvor ao mesmo Deus. Um momento de exaltarmos a fé, a união e paz entre as pessoas”, comentou Welington. 

O evento Marcha para Jesus acontece anualmente  todo fim do mês de setembro. 

UMADIPA – Já o evento realizado todo ano na terceira semana do mês de julho, organizado pelas igrejas Assembleias de Deus de Ipatinga, também passam a ser reconhecidos como patrimônios imateriais do município. 

A União das Mocidades das Assembleia de Deus de Ipatinga é direcionada a jovens das igrejas Assembleias, e tem como objetivo a promover seminários, congressos e ações sociais, “mas o foco principal é procurar alcançar mais jovens para Cristo, por meio da palavra de Deus em eventos evangelísticos realizados no município”, disse Welington. 

 Os projetos foram aprovados por unanimidade de votos e segue para sanção do Executivo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui