Começa o Festival Nacional de Teatro de Ipatinga

54

Espetáculos adultos e infantis movimentam o fim de semana

- PUBLICIDADE -

A terceira edição do Festival de Nacional de Ipatinga começa neste fim de semana, sexta (06), e vai até do dia 21 de agosto apresentando espetáculos adultos e infantis. No palco online do Festival se revezam grupos de várias partes do país, que promete manter os aficionados pelo teatro “Conectados” em excelentes espetáculos da cena nacional. Serão oito dias de apresentações, reunindo 04 espetáculos infantojuvenis e 08 adultos, numa programação diversificada.

Realizado pelo Grupo Teatral Boca de Cena, utilizando os recursos da Lei Federal 14.017 – Lei Aldir Blanc, no âmbito do Estado de Minas Gerais, o projeto terá sua programação exibida no canal do YouTube Grupo Teatral Boca de Cena Ipatinga. “Importante ficarem todos ligados na programação, pois alguns espetáculos só serão exibidos uma vez, sendo retirados do ar logo após a apresentação”, destaca Claudinei de Souza, diretor do FTI.  

Abertura

Na abertura, sexta (06) às 20h, Ipatinga é representada pelo espetáculo Os Cegos, dirigido por Márcio Abreu, com direção musical e desenho sonoro de Felipe Storino e assistência de direção de Claudinei de Souza.  Uma criação artística a partir do texto de Michel de Ghelderode, inspirado na pintura de Brueghel, O Velho, que apresenta uma fábula ao redor de três cegos que caminham em busca de salvação. 

O espetáculo foi montado integralmente em formato virtual em 2020, em comemoração aos 37 anos do Boca de Cena e reúne um elenco de 12 atores e atrizes vindos de várias partes do país.

Amar é Crime – Foto de Leonam Nagel – Jônata Gonçalves

Sessão dupla no sábado e domingo

O primeiro espetáculo para a criançada estreia no sábado (07), às 17 horas, com a Insensata Cia de Teatro, vinda de Belo Horizonte, que apresenta Memórias de Quintal. Livremente inspirado na obra O Matador, de Wander Piroli, que se mistura com as memórias dos próprios atores, Brenda Campos, Claudio Márcio, Dário Marques e Keu Freire, que assinam direção e dramaturgia. 

A programação de sábado se encerra às 20h com Amar é Crime, com Jônata Gonçalves, e vem de Itajaí (SC). Amar é Crime reúne componentes presentes nos contos de Marcelino Freire, um dos mais celebrados escritores contemporâneos, que coloca no centro de sua literatura um desfile de personagens marginalizados, invisíveis em nossa sociedade. “Antes de tudo o espetáculo é um convite ao público para ocupar um lugar de escuta e cumplicidade”, destaca Jônata.

No domingo mais uma dobradinha de espetáculos. O primeiro, Monstro e Cia, voltado para o público infantojuvenil, vem de Itapira (SP), com a Cia. Talagadá – Teatro de Formas Animadas. Com direção e dramaturgia de Valner Cintra, é inspirado nos tradicionais personagens das histórias de terror e, com uma releitura contemporânea, aborda temas como preconceito, discriminação e bullying”.  

A primeira semana do FTI se encerra às 20h, com Rasto, do Espaço Cultural Casa Laboratório. Com dramaturgia e direção de João Carlos Cardoso o espetáculo apresenta diversos assuntos em debate, como as dificuldades do ser humano em estabelecer relação com existências desconhecidas e considerá-las parte da sua própria existência. 

As atrações do Festival Nacional de Teatro de Ipatinga serão exibidas gratuitamente no canal do Grupo Boca de Cena no Youtube / Grupo Teatral Boca de Cena – Ipatinga. A programação completa está disponível na bio do grupo no instagram @bocadecenaipatinga.

Serviço:

Festival Nacional de Teatro de Ipatinga – Ano III – Conectados
YouTube.com/Grupo Teatral Boca de Cena Ipatinga
Coordenação Geral: Claudinei de Souza
Produção: Marilda Lyra e Rodolgo Bello

06 de agosto, 20h, Os Cegos, Grupo Boca de Cena, Ipatinga/MG (adulto)
07 de agosto, 17h, Memórias de um Quintal, Insensata Cia. De Teatro, Belo Horizonte/MG (Infantil)
07 de agosto, 20h, Amar é Crime, Jônata Gonçalves, Itajaí/SC ( adulto)
08 de agosto, 17h, Monstro e Cia, Cia. Talagá – Teatro de Formas Animadas, Itapira/SP (infantil)
08 de agosto, 20h, Rasto, Espaço Cultural Casa Laboratório, Ipatinga/MG (adulto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui