Covid-19: força-tarefa de vacinação em Ipatinga atendeu 947 idosos no fim de semana

PUBLICIDADE

Equipes de UBS’s iniciam nesta terça-feira, sob agendamento, vacinação de moradores na faixa etária de 78 e 79 anos 

- PUBLICIDADE -
Copasa
FSFX
Unimed Vale do Aço
Sesi – Senai
PMI VACINAÇÃO
Câmara Ipatinga
Giganet
Usiminas
AAPI
SVA

Durante o último fim de semana, o município de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, intensificou as ações da força-tarefa mobilizada para vacinação contra a Covid-19, e o trabalho resultou no atendimento de grande número de idosos na faixa etária entre 80 e 84 anos. Apenas no sábado, 431 moradores foram vacinados e, no domingo, outros 516. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que esse público seja totalmente imunizado com a primeira dose até a próxima quinta-feira (18). 

Em Ipatinga, a Administração continua empenhada em garantir a agilidade da proteção vacinal aos grupos prioritários, com a proposta de disponibilizar a vacinação para toda a população à medida que novos contingentes de imunizantes foram ofertados ao município pelo Ministério da Saúde. 

O prefeito Gustavo Nunes destaca a dedicação e o envolvimento das equipes de saúde, com apoio de voluntários de outras secretarias. “A saúde pública precisa de todos nesse instante, isto é fundamental para baixar os índices de contágio e impedir que a rede de atendimento entre em colapso”, reflete o prefeito. 

Até agora, foram disponibilizadas para Ipatinga 13862 unidades da primeira dose de vacina contra a Covid-19. O município já vacinou com a primeira dose um total de 9704 pessoas (trabalhadores da saúde, idosos acima de 80 anos e os residentes de Instituições de Longa Permanência, mais os jovens acima de 18 anos com deficiência, em residências inclusivas). Outros 4588 já receberam a segunda dose. 

IDOSOS DE 78 E 79 ANOS

O município já está se preparando para iniciar a vacinação de novo grupo de idosos. O foco agora será a faixa etária de 78 e 79 anos. A partir desta terça-feira (16), as equipes das Unidades Básicas de Saúde começam a vacinar os idosos agendados nos horários e locais definidos. 

 

FISCALIZAÇÃO E OUTRAS MEDIDAS

A Prefeitura de Ipatinga continua atuando junto a diversos setores com orientações e medidas para cumprimento de cuidados sanitários. Fiscais da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) estão atuando incessantemente em vários segmentos comerciais do município, como bares, restaurantes, lojas, veículos de transporte coletivo, etc. 

Em paralelo com outras medidas, o governo municipal busca a aquisição de insumos e também dialoga com os governos Federal e Estadual para a habilitação de novos leitos de UTI Covid e envio de equipamentos complementares. Já foram disponibilizados para Ipatinga 11 novos respiradores. 

As obras de reforma do antigo Restaurante Popular, no Novo Centro, para implantação do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, estão em fase de conclusão. A expectativa é de que sejam finalizadas até o fim deste mês.  

A inauguração do Centro vai representar melhorias significativas no fluxograma de assistência aos doentes. Um dos objetivos é proporcionar maior proteção aos pacientes de todas as idades que acessam diariamente os serviços de saúde com outras enfermidades e demandas, tendo em vista que se reduzirão as possibilidades de contato com os infectados. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui