Prefeitura de Ipatinga decreta situação de emergência no Município, por causa do alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que estão sendo tomadas medidas em várias frentes para conter o avanço das arboviroses, que têm aumentado em todo o Vale do Aço devido, principalmente, às fortes e continuadas chuvas que atingem a região nos últimos meses.

 

- PUBLICIDADE -
Unimed Vale do Aço
Sesi – Senai
Copasa
Usiminas
Giganet
PMI VACINAÇÃO
Câmara Ipatinga
AAPI

O prefeito Gustavo Nunes instituiu o Decreto nº 10.918, que declara situação de emergência no Município de Ipatinga em razão de situação anormal de iminente perigo à saúde pública, em função do alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti.

 

O decreto estabelece situação de emergência pelo prazo de 90 dias. A Secretaria Municipal de Saúde aponta que a medida é necessária dado o risco de aumento nos casos, sendo instrumento para que o Poder Público possa tomar todas as medidas previstas em lei para controlar o surto das doenças.

 

A medida permite que o combate seja mais efetivo, sobretudo pela possibilidade de contratação de Agentes de Combate a Endemias em caráter temporário.

 

Em Ipatinga, em 2023, foram notificados 20.812 casos de arboviroses, sendo 9.220 casos de chikungunya e 11.592 de dengue. Entre outubro e dezembro de 2023, foram confirmados 2.516 casos de chikungunya e outros 1.182 casos de dengue. Os dados referentes aos primeiros dias de 2024 serão divulgados pela Secretaria de Saúde na sexta-feira (12).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui