Dia Internacional do Riso: você sabia que rir pode ajudar a prevenir doenças?

Palhaço fazendo o paciente rir _Crédito: Anna Stills_envato)
PUBLICIDADE

 Pesquisas comprovam que risadas reduzem o estresse e proporcionam benefícios à saúde

- PUBLICIDADE -
Unimed Vale do Aço
Giganet
PMI VACINAÇÃO
AAPI
Usiminas
Copasa
Sesi – Senai
Câmara Ipatinga

Neste dia 18 de janeiro é comemorado o Dia Internacional do Riso. Poucas pessoas sabem, mas rir é um remédio natural que ajuda na prevenção de uma lista de doenças.

De acordo com um estudo da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, sorrir ajuda a diminuir a pressão arterial, aumentando o fluxo sanguíneo em até 22%, o que possibilita limpeza dos vasos e reduz o risco de doenças cardíacas.

O gesto aumenta a frequência cardíaca, melhora o sistema cardiovascular, e contribui para o equilíbrio emocional, mantendo a pessoa mais relaxada e aumentando a autoestima e o alto astral.

No Hospital Metropolitano Vale do Aço (HMVA) este é um remédio que não pode faltar. Quando os grupos “Anjos da Alegria” e “Expresso Graça” chegam, o ambiente dos quartos e corredores da unidade mudam.

A seriedade e tensão de estar em um hospital dão lugar aos risos que os voluntários vestidos de palhaços conquistam. A injeção, neste momento, é de ânimo. As prescrições médicas são risos e alegria, que se estampam nos rostos de pacientes, acompanhantes e toda equipe multiprofissional.

A psicóloga Letícia Catarina de Sousa explica que é necessário perceber o sorriso como um aliado no restabelecimento da saúde. “A “risoterapia” estimula o sistema imune e os seus benefícios refletem positivamente na evolução do quadro clínico do paciente, em sua família e até mesmo na equipe”.

A Comissão de Humanização do HMVA realiza continuamente ações que promovem alegria entre pacientes, visitantes, colaboradores e corpo clínico.

“Sorrir rejuvenesce e aumenta a longevidade, pois movimenta a musculatura do rosto, ajudando a manter a elasticidade da pele.  A nossa recomendação é: sorria sem moderação”, finaliza a psicóloga do HMVA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui