Diretor da Faculdade Única é convidado para fazer parte de comissão do Ministério da Educação

PUBLICIDADE

O professor e diretor de ensino da Faculdade Única e Grupo Prominas, D.Sc William José Ferreira conquistou uma honraria que poucos profissionais da educação em nível nacional conseguem: receber o convite para participar de uma comissão do MEC (Ministério da Educação). 

- PUBLICIDADE -
Giganet
Usiminas
Sesi – Senai
AAPI
SVA
Câmara Ipatinga
PMI VACINAÇÃO
FSFX
Unimed Vale do Aço
Copasa

Na prática, o professor fará parte da reformulação instrumental de avaliação dos cursos de graduação do MEC. Esse conselho de notáveis é responsável por garantir que a oferta de cursos de nível superior obedeça critérios rigorosos de qualidade. 

O convite representa um passo importante em direção à melhoria da qualidade educacional no Brasil. O desafio atribuído a essa comissão é crucial para aprimorar os métodos e diretrizes de avaliação, refletindo diretamente na busca por uma excelência dos cursos de graduação oferecidos em todo o país. 

Nesse sentido, a reformulação desses instrumentos de avaliação é uma iniciativa estratégica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação. 

De acordo com o Dr. William Ferreira, a revisão dos critérios pode alinhar as demandas exigidas pelo MEC com os anseios educacionais do ensino superior brasileiro.

“Acredito firmemente que a revisão desses instrumentos proporcionará um processo de avaliação mais abrangente, justo e alinhado às necessidades contemporâneas, fortalecendo, assim, a qualidade do ensino superior no Brasil”, declara.

Em razão dos avanços educacionais e tecnológicos, é necessário que de tempos em tempos os instrumentos de credenciamento e recredenciamento dos cursos de nível superior passem por uma reformulação. Sobre isso, o diretor de ensino da Faculdade Única explica como serão suas atividades junto ao INEP. 

“Os instrumentos de avaliação de cursos são divididos em 3 eixos: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Cada um desses eixos é composto de uma série de requisitos. Nosso papel é propor mudanças, caso seja necessário, para que requisitos reflitam o que está acontecendo no sistema educacional brasileiro”, explica. 

Décadas de serviço à educação

Após mais de 20 anos trabalhando ativamente no ramo educacional, Dr. William José Ferreira foi convidado para fazer parte de um grupo seleto de profissionais de todo o Brasil, com o papel de influenciar de maneira concreta no futuro do ensino superior. Essa conquista, para ele, simboliza o reconhecimento de tanto trabalho. 

“Creio que, em função da experiência na gestão de instituições de ensino superior e colaboração na tentativa de aprimorar o sistema educacional brasileiro, fui reconhecido e o INEP me honrou com o convite para compor essa comissão”, conta o diretor de ensino da Faculdade Única e Grupo Prominas. 

Olhando para a sua trajetória, Dr. William também consegue perceber a importância da Faculdade Única na construção de uma carreira bem-sucedida e que serve como referência para os educadores da região do Vale do Aço. 

“A Faculdade Única foi importantíssima para essa conquista porque é aqui que aplico a minha experiência como avaliador. Trago para a instituição as boas práticas e tenho sempre a necessidade de estar atualizado estudando a legislação. Aqui é o meu campo de trabalho e é daqui que tiro os bons exemplos para levar ao sistema educacional brasileiro”, revela. 

Uma carreira brilhante de atuação no Vale do Aço

William José Ferreira possui graduação nas áreas de Computação e Educação, especializações em diversas áreas do conhecimento, mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

É diretor de ensino e professor da Faculdade Única de Ipatinga. Possui mais de 20 anos de experiência como professor tanto na educação básica quanto no ensino superior. 

Além disso, ele é autor de livros e tem diversos artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de matérias publicadas em sites, jornais e revistas. 

A serviço do Ministério da Educação, faz parte do banco de avaliadores do sistema nacional de avaliação da educação superior na categoria de avaliador de cursos de graduação. Também é membro do banco de avaliadores dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior vinculadas à Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE-MG)/Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui