Em junho, MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal destaca a relação entre ciência, cultura, arte e espeleologia na programação

PUBLICIDADE

Programação de junho inclui atividades que promovem diálogos entre diversas temáticas e o lançamento do edital CoMciência, que selecionará artistas para a criação de trabalhos que dialoguem com arte, ciência e tecnologia. Museu também dá sequência a atividades que promovem a acessibilidade e inclusão, além de iniciativas que reverberam as temáticas de introdução ao universo da Espeleologia.

Dando sequência a programação cultural mensal, oferecida em formato totalmente virtual devido a pandemia do COVID-19 -, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal convida o público ávido por ações artísticas e culturais a desfrutar de atividades reflexivas e profundas a respeito do mundo contemporâneo, por meio do debate e da conexão estabelecida entre arte, ciência e tecnologia.

- PUBLICIDADE -
Unimed Vale do Aço
Giganet
SVA
PMI VACINAÇÃO
Câmara Ipatinga
AAPI
FSFX
Copasa
Sesi – Senai
Usiminas

VISITAS VIRTUAIS MEDIADAS

O Educativo do MM Gerdau oferece Visitas Virtuais Mediadas para qualquer pessoa que queira matar um pouquinho a saudade do Museu! Com duração média de 50 minutos, as visitas são traduzidas em LIBRAS e acontecem todas as quartas, às 10h30, e quartas, quintas e sextas, às 14h30. A classificação etária é livre e a plataforma usada será o Google Meet ou o Zoom. A escola ou grupo que desejar usar outra plataforma deverá disponibilizar o link para o setor realizar a visita.

As visitas também são abertas a grupos de pessoas (escolares ou não). O visitante pode escolher entre três roteiros exclusivamente desenvolvidos para a Visita Virtual Mediada:

  • Diversidade Mineral 

Os minerais são substâncias inorgânicas de arranjo químico definido, que surgem naturalmente na crosta terrestre. Possuem propriedades e características que provocam a curiosidade e o encantamento em muitas pessoas, como formas, cores, brilhos e texturas singulares. Nosso acervo é composto por relevantes coleções de amostras minerais que representam a diversidade mineral existente em nosso planeta. Esta Visita Virtual Mediada tem o objetivo de apresentar algumas dessas amostras e discutir sobre as suas características, propriedades e curiosidades.

  • O Prédio Rosa

Arquitetura, memória e patrimônio são os principais temas desta visita, que irá revelar as belezas arquitetônicas de um edifício histórico de 1897 e que, hoje, abriga o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Inaugurado junto com a capital mineira, o Prédio Rosa já foi Secretaria do Estado de Interior e, posteriormente, de Educação, passando por um meticuloso trabalho de restauro! O processo arquitetônico para a sua nova finalidade foi feito pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha.

  • Trem das Minas (público infantil)

Um roteiro inteiramente criado para o público infantil. A proposta é convidar os visitantes os visitantes a embarcarem em uma viagem que atravessa montanhas, rios e cidades, despertando o olhar para as pedras, pessoas e suas histórias. Cada paisagem percorrida por esta LoooucoMotiva abrirá caminhos para novas experiências e descobertas. Uma aventura fora dos trilhos!

Visitas Virtuais Mediadas
Todas as quartas, 10h30
Quartas, quintas e sextas, 14h30

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMEuAb_SsUtaca7fi2qQv1uXwURnAinmtWw95sbiYW4gHddQ/viewform

Inscrições para grupos pelo e-mail: educativomm@mmgerdau.org.br

MINICURSO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE CAVERNAS – ESPELEOLOGIA

Em 2020, seguindo a tendência de diversos grupos de espeleologia pelo Brasil, o Opilião, Grupo de Estudos Espeleológicos (OGREE) realizou, de forma remota, uma série de entrevistas e publicações que foram disponibilizados nas principais redes sociais, com o intuito de fornecer mais conhecimento sobre assuntos relacionados à espeleologia e à educação ambiental. Neste ano, dando prosseguimento a esses eventos e como parte das ações do Ano Internacional das Cavernas e do Carste, declarado pela União Internacional de Espeleologia, o grupo apresenta, em parceria com o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, a edição on-line do curso de Introdução ao Estudo de Cavernas – Espeleologiaque será realizado nos dias 14, 15 e 16 de junho.

Ao longo de três dias de curso, totalizando uma carga horária de 8 horas de atividades, os participantes passarão por um aprofundamento dos principais temas relacionados à Espeleologia: nossa relação com ambiente subterrâneo; o terreno e os tipos de formação de cavernas; ciências afins como biologia, paleontologia e arqueologia; os impactos gerados pela ação do homem ao meio subterrâneo e formas específicas de estudo e mapeamento de cavidades – de forma teórica e prática em uma abordagem descontraída e que irá despertar nos participantes, o interesse em explorar, conhecer e preservar o ambiente subterrâneo. As inscrições podem ser realizadas entre os dias 1º e 10 de junho, via Sympla.

2021 – ANO INTERNACIONAL DAS CAVERNAS E CARSTE

Outro recorte temático da programação de junho do MM Gerdau para o Ano Internacional das Cavernas e Carste –  iniciativa que tem nas discussões e celebrações propostas a intenção da conscientização para a necessidade de cuidados com o ecossistema. Junto disso, neste ano, celebra-se ainda os 220 anos de nascimento de Peter Lund, considerado o pai da paleontologia e arqueologia no Brasil, seu aniversário é comemorado no dia 14 de junho.

Por isso, para encerrar a Semana de Espeleologia, o Opilião – Grupo de Estudos Espeleológicos (OGrEE), participa no próprio dia 14/06, às 19h, a convite do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, de um bate-papo sobre cavernas e carste, que contará com a mediação de Marina Andrade. A conversa também celebra a redescoberta de uma caverna localizada em Curvelo (MG), na região nomeada por Peter Lund como “A Lapa de Quatro Bocas”. Diversos integrantes do grupo participam do encontro, que contará com tradução em LIBRAS e transmissão pelo Youtube do Museu.

LANÇAMENTO EDITAL PROGRAMA CoMciência – Jardim Mineral: residência criativa e exposição autoral

Em sua 3ª edição, o edital coMciência segue com a intenção de abrir espaços para propostas que dialoguem com as reflexões sobre arte, ciência e tecnologia, bem como a contínua contribuição para o fortalecimento das ações de divulgação científica. Em 2021, o Museu se volta para dentro e propõe aos participantes uma imersão no acervo mineralógico da instituição, aspirando, assim, a criação de seu próprio jardim. Nesse sentido, o edital coMciência 2021-2022 – Jardim Mineral: residência criativa e exposição autoral é um convite para artistas, cientistas, pesquisadores e criativos a visitarem o acervo do MM Gerdau e construírem obras  a partir destas referências, que farão parte de uma exposição que será organizada como espécie de jardim, criado de forma híbrida(digital e presencialmente), utilizando amostras minerais, em três categorias distintas: nativo digital, site-specific e escrita. Os 10 selecionados no edital receberão bolsas que totalizam o valor R$88.500 e ainda participarão de uma residência artística ao longo de 3 meses no museu, em formato virtual e híbrido para desenvolvimento de seus trabalhos. O edital receberá inscrições entre os dias 21 de junho e 21 de julho, impreterivelmente. Os resultados serão divulgados no dia 27 de agosto. A exposição dos trabalhos selecionados será realizada entre os meses de dezembro de 2021 e março de 2022. O edital e todas as informações e formulários para inscrição estão disponíveis no site:  www.programacomciencia.org.br

EDUCATIVO

O Educativo do Museu dá sequência a uma importante atividade de sua atuação, que é o Minuto Libras – uma iniciativa que tem o compromisso de promover a democratização e divulgação científica com acessibilidade – e que neste ano traz como novidades o destaque a pessoas surdas atuantes na produção científica e artística. Com temáticas mensais e periodicidade semanal, pretende-se reconhecer e dar visibilidade ao protagonismo de pessoas surdas e suas contribuições para as ciências, além de inspirar o caminho de muitos outros surdos e surdas. No mês de junho, a série Minuto Libras apresenta o trabalho de Lucas Ramom, o Tikinho, que é designer, catunista e educador.

 

Interior-do-MM-Gerdau
-foto-Leonardo-Miranda

FORUMDOC + MM GERDAU

Outra atividade de junho que reforça a relação do MM Gerdau com a produção audiovisual é a exibição do filme Yãy tu nũnãhã payexop: encontro de pajés, da cineasta Sueli Maxakali. A exibição, realizada em parceria com o Forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, será no dia 24 de junho, às 19h. A exibição do filme no canal do YouTube do MM Gerdau, marca o encerramento da programação de junho do Museu com um convite à reflexão sobre os variados modos de relação com a Terra e a morada nesta aldeia global que nos acolhe. Os rituais apresentados no filme dizem sobre processos de cura, necessários dentro da realidade de uma pandemia global, e diz também sobre a necessidade de relação com a Terra, que é única.

EXPERIMENTA 60

Em junho, o Museu dá sequência ao projeto EXPERIMENTA 60, retomado em fevereiro deste ano. Realizado por meio do Fundo Municipal do Idoso, o programa tem como objetivo promover a saúde, o bem-estar e a socialização de pessoas idosas por meio de diversas atividades ligadas à cultura.

Neste mês, o “Experimenta 60” segue oferecendo uma expansão na oferta de atividades de intervenções culturais, artísticas e educativas para a população 60+ de Belo Horizonte por meio de novas oficinas, que agora abrangem também as temáticas do autoconhecimento, da dança, do desenha e da música. As oficinas completas são: CINE60, MÚSICA60, TEATRO60, CORPO60 e CANTO60, AUTOCONHECIMENTO60, DANÇA60 e CORAL60.

Todas as atividades culturas e educativas do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal são gratuitas. A programação completa está disponível no Instagram (@mmgerdau) e diversas atividades, assim como outros conteúdos educativos, estão disponíveis gratuitamente no canal do Youtube Oficial (https://www.youtube.com/watch?v=Qv9wh8j6hqM).

Em caso de dúvidas, informações ou interesse de participar das atividades o público deve entrar em contato pelos telefones (31) 9 8516-8710 ou (31) 9 9131-9545.

:: SOBRE O MM GERDAU O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal ::

 |@mmgerdau |

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, entrada franca. Para além da exposição permanente, o MM Gerdau oferece uma programação diversa e para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

PROGRAMAÇÃO e INFORMAÇÕES COMPLETAS: @mmgerdau

Programação MM Gerdau Junho 2021

Visitas Virtuais Mediadas
Todas as quartas, 10h30
Quartas, quintas e sextas, 14h30.
Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMEuAb_SsUtaca7fi2qQv1uXwURnAinmtWw95sbiYW4gHddQ/viewform
Inscrições para grupos pelo e-mail: educativomm@mmgerdau.org.br

 

14, 15 e 16/06 – segunda, terça e quarta-feira

Minicurso de Introdução à Espeleologia com Opilião – Grupo de Estudos Espeleológicos(OGrEE)  

Horário: segunda e terça, das 14h às 17h e quarta, das 14h às 16h

Transmissão via plataforma Zoom

15/06 – terça-feira

Oficina Cine 60 – Programa Experimenta 60, com Profº. Bernardo Nogueira, advogado mediador, escritor e poeta, cineasta amador e Silvia Salgado, embaixadora do Movimento LAB60+ SP, desenvolve o CineLAB60 e projetos de turismo 60+.

Horário: 09 às 11h

Inscrições gratuitas: (31) 98516 8710 (Gal) ou (31) 99131 9545 (Andreia)

A oficina também será realizada pelo Sympla/Zoom. Ao se inscrever na plataforma, o participante receberá um link para a oficina.

Sinopse: A arte do cinema, não somente nos encanta, como é capaz de nos trazer auto realizações para a saúde integral. Principalmente, tratando-se do público maduro. Para os seniores, observar, viver e reviver na imaginação e memória, além de compartilhar e dialogar sobre lembranças da vida como um todo, pode gerar saúde mental, psicológica, cognitiva e social. Isso é relatado por vários estudos sobre arte e saúde. Sessões de cinema comentadas que estimulam todos nós (pessoas 60+ ou não) a se ocuparem da arte a fim de lidarmos melhor com nossos sentimentos e emoções enquanto envelhecemos. O cinema, por estudos, ajuda a praticar habilidades empáticas através da identificação com as narrativas apresentadas nos filmes escolhidos em comparação com nossas vidas.

16/06 – quarta-feira

Coral 60 – Programa Experimenta 60, com Guto Candian e Marina Duca, a dupla-casal do Coração Palpita

Horário: de 09h às 11h

Inscrições gratuitas: (31) 98516-8710 (Gal) ou (31) 99131-9545 (Andreia)

Sinopse: Cantar é a expressão mais completa e direta que conseguimos ter! Ouvir e reconhecer-se a partir de sua própria voz, saber modular sentimentos e conectar o pensamento à ação adquirindo mais segurança pessoal. O grupo ajuda no processo de encorajamento e identidade pessoal. Além de exercitar a socialização e o protagonismo 60+, ou seja, estimular o potencial sênior para a renovação de perspectivas sobre o existir.

17/06 – quinta-feira

Bate-papo sobre cavernas e carste, com a mediação de Marina Andrade

Horário: 19h

Inscrições gratuitas até 10/06

Transmissão:

https://www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal

transmissão com tradução com libras

21/06 – segunda

Abertura do período de inscrições para o edital do programa coMciência –  Jardim Mineral: residência criativa e exposição autoral

www.programacomciencia.org.br

22/06 – terça-feira

Oficina Autoconhecimento 60 , com a jornalista, escritora e youtuber Roberta Zampetti

Horário: de 09h às 11h

Inscrições gratuitas: (31) 98516-8710 (Gal) ou (31) 99131-9545 (Andreia)

Sinopse: Alcançar os 60 anos não é uma tarefa simples, não é uma idade qualquer. Sessenta anos é o marco de uma trajetória em que as experiências consolidadas podem se transformar em dores ou prazeres. No Experimenta60, nós escolhemos transformar essas experiências em prazeres. Além do mais aprendendo sempre! E a oficina de autoconhecimento te convida a despertar o seu “eu” adormecido, por meio de leituras, reflexões e escrita além de conversas interativas.

23/06 – quarta-feira

Oficina Corpo & Canto 60 , com Liliane Alves, cantoterapeuta e coordenadora cultural do grupo de atrizes 60+ da Casa do Beco/BH MG

Horário: de 09h às 11h

Inscrições gratuitas: (31) 98516-8710 (Gal) ou (31) 99131-9545 (Andreia)

Sinopse: Quem canta seus males espanta! Cantar é reconhecer-se no som e nos movimentos que se faz com a boca, nas palavras proferidas e nas suas tonalidades. Mas cantar também é reconhecer o corpo, é oxigenar as células e visualizar novas janelas abertas para a existência. Nesta oficina o canto será utilizado de forma terapêutica proporcionando aos participantes mais conhecimento e domínio de si através do uso de sua própria voz.

24/06 – quinta-feira

Exibição do filme “Yãy tu nũnãhã payexop: encontro de pajés”, de Silvia Maxakali

Horário: 19h

Transmissão:

https://www.youtube.com/user/MuseuMinasMetal

29/06 – terça-feira

Desenho 60 – Programa Experimenta 60(Eixo Oficinas Livre Expressão), com Norma Grinberg, Membro da Academia Internacional de Cerâmica, licenciada em Desenho e Plástica pela Fundação Armando Álvares Penteado, com Mestrado e Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo

Horário: de 09h às 11h

Inscrições gratuitas: (31) 98516-8710 (Gal) ou (31) 99131-9545 (Andreia)

Sinopse: A Oficina de Desenho60 foi criada para encorajar principalmente aquelas pessoas 60+ que nunca desenharam ou nunca tiveram tempo para tal reconhecerem as suas expressões através de linhas simples leves e soltas. A técnica utilizada irá proporcionar a liberdade de expressão de forma fácil e criativa para, até mesmo, aqueles que se sentem “sem nenhum espírito artista”. A coragem de criar e a imaginação farão parte desses encontros

 

30/06 – quarta-feira

Coral 60 – Programa Experimenta 60, com Guto Candian e Marina Duca, a dupla-casal do Coração Palpita

Horário: de 09h às 11h

Inscrições gratuitas: (31) 98516-8710 (Gal) ou (31) 99131-9545 (Andreia)

Sinopse: Cantar é a expressão mais completa e direta que conseguimos ter! Ouvir e reconhecer-se a partir de sua própria voz, saber modular sentimentos e conectar o pensamento à ação adquirindo mais segurança pessoal. O grupo ajuda no processo de encorajamento e identidade pessoal. Além de exercitar a socialização e o protagonismo 60+, ou seja, estimular o potencial sênior para a renovação de perspectivas sobre o existir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui