Abuso físico e psicológico, feminismo e a luta contra o patriarcado na trama premiada no Oscar 2023 como Melhor Roteiro Adaptado
A programação do projeto aprovado pelo Los Películas Cineclube no Edital Arte Salva – Exibe Minas e realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura, do Governo de Minas Gerais, segue agora em abril com a exibição e debate de Entre Mulheres, premiado no Oscar 2023 como Melhor Roteiro Adaptado. Com entrada franca, a sessão acontece no dia 17 de abril, a partir das 19h30, no Bar da Santa, localizado no Centro Comercial do Bairro Cariru.

Sheila McCarthy stars as Greta and Jessie Buckley as Mariche in director Sarah Polley’s film
WOMEN TALKING
An Orion Pictures Release
Photo credit: Michael Gibson
© 2022 Orion Releasing LLC. All Rights Reserved.
Com roteiro e direção de Sarah Polley o filme é baseado no livro homônimo de Miriam Toews e inspirado em eventos reais ocorridos na colônia de Manitoba, na Bolívia. A trama fala sobre feminismo, abuso físico e psicológico, machismo e a luta contra o patriarcado.
Conta a história de mulheres da comunidade religiosa Menonitas, que lutam para conciliar sua fé com a realidade. Em 2010 acabam descobrindo os homens drogavam e estupravam mulheres e meninas durante a noite por muitos anos, às vezes resultando em gravidez. O grupo de mulheres encontra uma chance de se livrar desse pesadelo. Em até 48 horas elas precisam decidir se fogem, fazem uma rebelião ou aceitam esse destino para sempre.
Embora muitas comunidades menonitas sejam menos restritivas do que a retratada no filme, a colônia real, na qual a obra se baseia, é ultraconservadora: ao contrário de alguns outros grupos, eles não permitem eletricidade, telefones ou automóveis. Como as mulheres do filme, as mulheres da colônia de Manitoba da vida real não podem aprender a ler.
Entre Mulheres foi produzido pela Universal Pictures e traz no elenco Claire Foy, Rooney Mara, Judith Ivey, Jessie Buckley e Frances McDormand. Além de Melhor Roteiro Adaptado, foi indicado também nas categorias Melhor Filme, Direção, Elenco, Trilha Sonora e Atriz Coadjuvante.
Curta de Abertura
Abre a noite o curta metragem documental de animação “Carne”, filme de estreia da cineasta Camila Kater, lançado em 2021, que arrebatou mais de 70 prêmios, e foi qualificado para o Oscar daquele ano.
Por que o corpo da mulher é sempre uma questão? Essa é a pergunta que o documentário faz. Por meio do relato de cinco personagens traz à tona temas como padrão de beleza, gordofobia, culto à imagem, sexualidade, sensualidade, liberdade, prisão, violência, abuso.
Serviço:
Los Películas Cineclube
17 de abril 2023, às 19h30
Bar da Santa – Centro Comercial Bairro Cariru
Entre Mulheres
Direção e roteiro: Sarah Polley
Drama, 104 min
Classificação Indicativa: 14 anos
Curta de Abertura:
Carne
Direção: Camila Kater
Curta metragem documental de animação: 11min