Entrega dos recursos do Bolsa Atleta celebra a glória e o futuro de Ipatinga

O Bolsa Atleta oferece incentivos para que Ipatinga possa continuar revelando talentos
PUBLICIDADE

Fotos: Divulgaçãp PMI

 

- PUBLICIDADE -
FECOMÉRCIO
AAPI
Giganet

Para o prefeito Gustavo Nunes, o incentivo representa um marco para o esporte

A emoção tomou conta do galpão principal do Parque Ipanema, na manhã desta quinta-feira (27), quando a solenidade de entrega do Bolsa Atleta de Ipatinga coroou uma etapa vitoriosa para o esporte municipal. Entre aplausos fervorosos e olhares brilhantes de orgulho, atletas e familiares testemunharam um marco que promete ecoar por gerações.

A iniciativa do prefeito Gustavo Nunes, autor do programa que passou pela Câmara Municipal e foi aprovado com celeridade, reflete um legado de incentivo ao esporte e um compromisso com o desenvolvimento da juventude ipatinguense. O programa foi sancionado pelo prefeito, amparado pela Lei Municipal Nº 4.788, de 19/12/2023.

Bárbara representou os contemplados do Bolsa Atleta de Ipatinga.

Ao todo foram beneficiados 100 contemplados, entre atletas, paratletas e técnicos/assistentes, representando diversas modalidades esportivas, como futsal, natação, atletismo, voleibol, corrida de rua, judô e boxe. Cada projeto aprovado no Bolsa Atleta de Ipatinga recebeu um benefício de parcela única no valor de R$ 3.600,00, referente a seis meses. Já o técnico/assistente também recebeu, em parcela única, R$ 1.800,00.

Participaram da solenidade os vereadores Ley do Trânsito, Adiel Oliveira, Nivaldo Antônio, Guequim, Elias da Fonte, Chiquinho, João Paulo Dorneles e Maicon Simon, além do secretário de Governo, Everton Campos, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira, o presidente do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, Tiago Xavier, e o presidente da Liga Ipatinguense de Esportes Especializados (Liespe), Ildeu Pereira. 

Elias Justino vai competir nos Estados Unidos.

Transformação

Em seu discurso, o prefeito Gustavo Nunes, idealizador do Bolsa Atleta, reforçou o compromisso do seu governo com o esporte e a inclusão. “O Bolsa Atleta nada mais é do que a valorização do talento e a transformação de vidas através do esporte. Este é um momento histórico porque é a primeira vez que estamos vivendo esta celebração. Os vereadores tiveram um papel importante, e nossa missão é oferecer incentivos para que Ipatinga possa continuar revelando talentos e sendo conhecida como um celeiro de atletas”, destacou. 

Para Gustavo Nunes, o Bolsa Atleta de Ipatinga veio para ficar e é um dos pilares da sua gestão. “Esses jovens são o futuro e investir neles é garantir um legado que vai além da minha passagem como prefeito. Tenho certeza que os recursos disponíveis em parcela única cobrem despesas essenciais e serão bem aplicados pelos atletas, paratletas e técnicos. Estamos criando uma vitrine de inspiração para crianças e jovens. Para construir e pavimentar este caminho, vamos ampliar os valores do Bolsa Atleta”, anunciou.

Patrick Cauã vai investir em materiais específicos.

Ascensão

Há 10 anos no esporte, Inavilda Bárbara Calixto, atleta que representou os beneficiados pelo Bolsa Atleta Ipatinga durante a solenidade, não conteve a emoção ao receber o certificado que garante seu sustento como corredora de rua. “Estamos felizes com esta conquista. A administração municipal abraçou nossa causa. A gente ganha mais ânimo para competir, uma sensação que poucos entendem. Hoje, com o Bolsa Atleta, posso treinar com estrutura, fazer minhas inscrições nas provas e sonhar com medalhas”, contou ela, com a voz embargada. A jovem, que há pouco tempo era apenas uma promessa do atletismo, agora pode sonhar com voos mais altos, ter uma alimentação regrada e equipamentos de ponta – tudo graças ao programa que transforma vidas em Ipatinga.

O Bolsa Atleta marca o compromisso do governo municipal com o desenvolvimento da juventude ipatinguense

Salto de esperança

Outro destaque desta primeira edição do Bolsa Atleta de Ipatinga foi o atleta e também técnico Elias Justino, de 54 anos. Ele é especialista em provas de salto com vara e provas de velocidade com barreiras, um colecionador de pódios regionais, nacionais e internacionais. “O dinheiro que recebi da Prefeitura de Ipatinga será utilizado no pagamento das passagens de avião para a Flórida, nos Estados Unidos, onde vou participar, de 22 a 30 de março, do Campeonato Mundial de Atletismo Master Indor. Em anos anteriores, enfrentei dificuldades por falta de recursos. Porém, fiz rifas e contei com a ajuda dos colegas para continuar competindo. Hoje mudou. O Bolsa Atleta me deu o empurrão que eu precisava”, revelou Elias, enquanto exibia o cheque simbólico que marca o início de uma nova fase em sua carreira. Para ele, a solenidade foi mais do que uma entrega de benefícios: foi a prova de que Ipatinga acredita em seus talentos.

Atrás dos sonhos

Quem também comemorou foi o paratleta Patrick Cauã Ferreira Cruz, de 16 anos, medalhista nas provas de lançamento de dardo, disco e peso. Para ele, os recursos do Bolsa Atleta vieram em boa hora. “Vou poder comprar materiais esportivos específicos, suplementos, roupas e tênis de competição. Meu pai Eduardo Cruz me ajuda muito e nunca pensei em desistir do esporte, que nos proporciona momentos inesquecíveis e permite conversar com outras pessoas deficientes que fazem o mesmo que eu”, afirmou o aluno da rede municipal de ensino. “Só tenho que agradecer ao prefeito Gustavo, que vem contribuindo com todos nós”, concluiu.

Missão

O boxeador Luís Eduardo Souza, de 39 anos, não esconde a emoção com o “patrocínio” que recebeu após 17 anos de dedicação ao esporte. “Voltei a lutar assim que recebi o comunicado da Prefeitura de Ipatinga de que meu nome tinha sido contemplado pelo Bolsa Atleta. Já tenho uma luta internacional confirmada para o dia 8 de março, na Europa. Este grande incentivo será investido nesta missão. O desafio será contra um adversário iraniano e vou treinar muito para representar bem a nossa cidade”, revelou Luís, que mantém em Ipatinga um projeto social e treina gratuitamente 30 boxeadores, com idade entre dez a 30 anos. Para o técnico, o Bolsa Atleta foi um reconhecimento não só aos atletas, mas a todos que constroem o esporte nos bastidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui