Envelhecimento bem-sucedido e a prevenção de lesões do sistema osteomuscular e saúde do idoso são temas de palestra da Unimed Vale do Aço

PUBLICIDADE

Mais de 100 idosos do Centro de convivência Vivaidade, em Coronel Fabriciano, receberam o diretor-presidente e ortopedista oncologista da Unimed Vale do Aço, Dr. Érico Fantini, e a fisioterapeuta especialista em gerontologia, Andrezza Fantini, para mais uma edição do projeto Viva Bem. O evento trouxe como tema o “envelhecimento bem-sucedido e a prevenção de lesões do sistema osteomuscular e a saúde do idoso”. A ação foi em alusão ao Dia Internacional do Idoso.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. “Ainda há muita desinformação sobre a saúde do idoso e as particularidades e desafios do envelhecimento populacional para a saúde em nosso país. O envelhecimento afeta, por exemplo, a massa muscular e a força, densidade óssea, e pode fazer com que as articulações fiquem mais rígidas e menos flexíveis devido à redução da espessura da cartilagem. Porém, com os devidos cuidados e acompanhamento com os profissionais adequados, é possível chegar a melhor idade com qualidade de vida”, explicou a fisioterapeuta.

- PUBLICIDADE -
AAPI
Sesi – Senai
EXPO USIPA
Usiminas
Giganet

Entre 1980 e 2000 a população com 60 anos ou mais cresceu 7,3 milhões, totalizando mais de 14,5 milhões em 2000. O aumento da expectativa média de vida também aumentou acentuadamente no país. Este aumento do número de anos de vida, no entanto, precisa ser acompanhado pela melhoria ou manutenção da saúde e qualidade de vida.

“O envelhecimento é um processo que ocorre de forma gradual e impacta diretamente no funcionamento do organismo do ser humano, tornando-o menos adaptável ao meio ambiente e mais vulnerável a lesões e doenças inerentes ao avanço da idade. Mesmo não sendo sinônimo de adoecimento, envelhecer acarreta em limitações motoras e cognitivas e em alguns casos, no surgimento de algumas patologias. Para encarar essas mudanças de forma leve e sem a restrição de algumas atividades, é fundamental o envelhecimento sadio, com o acompanhamento dos profissionais adequados”, esclareceu o médico ortopedista.

Os profissionais ainda deram dicas e orientações aos idosos sobre cuidados a serem tomados e atividades da vida diária.

Sobre o projeto

O Projeto Viva Bem é uma iniciativa da Unimed, realizada desde 2006. Ele tem como objetivo ofertar aos idosos participantes informações sobre prevenção e cuidados, trazendo temas relacionados aos aspectos físicos e emocionais do público da terceira idade. Além de proporcionar momentos de integração e socialização, as palestras ensinam ao público hábitos de vida saudáveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui