Festival de Inverno reunirá grande público nesse fim de semana na Serra dos Cocais

PUBLICIDADE

É a 1ª vez que o local abrigará evento de grande porte

 

- PUBLICIDADE -
Giganet
Câmara Ipatinga
Unimed Vale do Aço
PMI VACINAÇÃO
AAPI
Copasa
Usiminas

A Serra dos Cocais sediará nos dias 30 e 31 de julho, nos próximos sábado e domingo, o 1º Festival de Inverno: um evento com música, cultura, esportes e gastronomia na bucólica Vila de Santa Vitória, Cocais de Baixo.

 

Uma área com cerca de 4 mil metros quadrados é preparada com barracas de alimentos, banheiros públicos, palco e espaço kids. A capacidade é para receber cerca de 10 mil pessoas. A gastronomia local será uma atração à parte. Quem costuma subir a serra para saborear pratos com receitas passadas de geração em geração, vai poder conferir estes sabores na praça de alimentação, com o melhor da cozinha local. 

 

Quem chegar ao vilarejo será saudado por um grupo de marujos, cuja tradição remete aos primeiros tropeiros a cruzar a Serra com destino ao antigo Calado e ao comércio de Antônio Dias. Passada de pai para filho, a Marujada dos Cocais se mantém viva sob comando do mestre Santana, seus capitães e capitoas, contramestres e outras insígnias. Durante o festival, eles desfilarão pelas ruas com trajes coloridos e laços de fita.

 

O diretor de Cultura da Prefeitura de Coronel Fabriciano e organizador do festival, Teco Teixeira, garante que Cocais jamais experimentou um evento tão grande e com tantas atrações. 

 

“Nós pensamos grande e tenho certeza que a comunidade de Cocais não vai esquecer esse Festival, mesmo porque acreditamos que o evento entrará na nossa agenda anual de cultura. Este é o começo dos grandes projetos culturais previstos para Coronel Fabriciano. Eu convido os moradores de toda a região, Timóteo, Santana do Paraíso e Ipatinga a estarem conosco nesse evento aconchegante e muito cultural”.

 

PRESERVANDO A CULTURA

Na abertura do festival, dois eventos olham para o passado de olho no presente: Uma roda de conversa sobre “Valorização da Cultura Local” e a oficina “Construindo artes com argila e bambu”. 

 

O Secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, destaca a importância da valorização da cultura local. “Nosso objetivo é abrir à comunidade a possibilidade de ensinar e de aprender. Sabemos que os mais jovens se interessam pela cultura de seus antepassados, mas faltam oportunidades. É isso que estamos fazendo, criando oportunidades”, afirma.

 

ESPORTE DE AVENTURA

É de conhecimento geral que a Serra dos Cocais é um dos melhores pontos de prática de esportes de aventura da região. Dois eventos homenageiam os praticantes dentro da programação, no segundo dia do evento: passeios ciclístico pelas montanhas e de jipes. Na Serra dos Cocais há locais para escalada, trekking (caminhada por trilhas naturais) e outros esportes.

 

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA E CULTURAL

A tradição religiosa dos Cocais tem seu ponto forte domingo, com uma missa campal com Padre Thiago, pároco local. A música vai invadir a área central da comunidade a partir de sábado, com a banda Carbono XIV, a partir das 14h. Ainda no sábado, haverá apresentação de artistas locais e, à noite, sobem ao palco Brenda Brandão e Pedro & Simoncello.

 

No domingo, a música começa às 13h com a banda Gertrudes. Às 16, Ramon Tavares e Luizinho da Viola se apresentam e, às 19h, Bráulio e Ricardo fecham a festa.

 

ESTRADA

Para melhorar o acesso a Serra dos Cocais, a Prefeitura está calçando parte da estrada, mas o trabalho ainda está no início. Tratores e caminhões pipa estão na estrada a partir desta quarta-feira para amenizar a poeira e corrigir trechos que estão em condições ruins. A expectativa é de que a estrada esteja em boas condições a partir de sexta.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui