FESTIVAL FESTA NA FLORESTA – III EDIÇÃO

Foto @ricardoalves
PUBLICIDADE

Festival de artes integradas para promover debates sobre a vida nas florestas do Brasil já está acontecendo na cidade de Caratinga, MG! 

- PUBLICIDADE -
Usiminas
Sesi – Senai
EXPO USIPA
Giganet
AAPI

A terceira edição do “Festival Festa Na Floresta” terá como tema “A vida nas florestas como alternativa para as adaptações às mudanças climáticas no Brasil e no mundo!”. A mostra que reúne espetáculos de teatro e música, oficinas de artes visuais em escolas públicas, palestras com especialistas e mestres tradicionais, exibição de filmes e exposições, tem como objetivo organizar dispositivos artísticos pautados nas naturezas, a fim de engajar pessoas, com foco nas juventudes sobre como o modo de vida humana, impacta na vida de outras espécies vivas do nosso planeta. Sugerindo e realizando iniciativas para ressignificar a relação das pessoas e das cidades com os territórios de florestas em nosso país.

Desde o início do mês de março, os alunos das escolas estaduais “Deputado Agenor Ludgero Alves” na comunidade de Bela Vista e “Sinfrônio Fernandes”, na comunidade de Santo Antônio, na cidade de Caratinga/MG, estão recebendo a residência de artes visuais “Oficina de Peças Cenográficas Sustentáveis”. Conduzida pelo artista Joab Sangi, os estudantes projetam e executam duas esculturas, em grande escala, modeladas em latas de alumínio que foram retiradas do lixo da cidade. Através dessa vivência, o curso conscientiza e instrumentaliza as juventudes das comunidades, sobre temas relacionados ao descarte, reutilização, produção excessiva de lixo e outros assuntos relacionados ao meio ambiente, arte e sustentabilidade global. As esculturas, resultante das oficinas, farão parte da exposição cenográfica do “Festival Festa na Floresta”, previsto para acontecer no mês de agosto, na praça “Cesário Alvin”, no centro da cidade com programação totalmente gratuita. O projeto tem direção artística de João Carlos Cardoso, produção executiva de Wallace Maciel, assistente de produção, Mel de Faria, monitor assistente é Marcos Rufino e coordenação administrativa de Rodolfo Bello. 

A Associação Cultural Casa Laboratório é uma entidade cultural, sem fins lucrativos, declarada como utilidade pública municipal em Ipatinga/MG e mantém, no Shopping Vale do Aço, o Espaço Cultural Casa Laboratório, um equipamento cultural declarado como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura. Todas as iniciativas do projeto estão alinhadas com os pilares do desenvolvimento sustentável e o bem viver! Em 15 anos, a Casa promoveu o encontro de quase um milhão de pessoas, em diversas experiências com as artes, por vários territórios. Mais de mil apresentações públicas ocuparam a sala de espetáculos do espaço, reunindo artistas locais e de todo o Brasil. Cerca de mil discentes concluíram o programa de formação de atores e oficinas culturais gratuitas, realizadas pelo projeto. Hoje, diversos ex-alunos, atuam profissionalmente na indústria criativa. Em parceria com diversas escolas públicas e comunidades em Minas Gerais, os festivais e mostras produzidos pela Casa, articularam diversas atividades para pautar a vida nas florestas e a construção de cidades inteligentes e sustentáveis. 

O projeto Festa na Floresta – Festival de Artes Para Promover Diálogos com as Naturezas – Ano II é uma realização da Associação Cultural Casa Laboratório, aprovado 3º Edital Doce – Modalidade 1 – Seleção de Projetos Sociais de Promoção da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Caratinga. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui