Filme sobre o Congado de Jaguaraçu será lançado nesta sexta na Festa do Rosário 

Jailton Laurindo_Capitão do Congado de Jaguaraçu.
PUBLICIDADE

Jaguaraçu – Nesta sexta-feira (12), às 20h, será o lançamento oficial do documentário “Cantos e Ladainhas do Congado de Jaguaraçu”, como parte da programação da tradicional Festa do Rosário de Jaguaraçu. A exibição é gratuita e acontece na rua do Rosário, 351, Centro, em frente a casa da Dona Lilica. A iniciativa é do artista, historiador e capitão da guarda de Congado, Jailton Laurindo, por meio da Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de Jaguaraçu.

- PUBLICIDADE -
AAPI
Sesi – Senai
Usiminas
Giganet
EXPO USIPA

Na última segunda-feira (8/7), aconteceu o pré-lançamento do documentário para alunos e professores da Escola Municipal Coronel Felício Miranda, em Lagoa do Pau, em Jaguaraçu. Na oportunidade, foi realizado um bate-papo sobre o processo de produção do filme. 

Cantos e ladainhas 

O filme aborda os cantos sagrados do Grupo Folclórico do Congado de Nossa Senhora do Rosário de Jaguaraçu, que são repassados de geração em geração, por meio da tradição oral, construindo novas identidades e significados. A narrativa do documentário é construída por depoimentos dos congadeiros, dos mais experientes aos novos integrantes. 

“O canto e as ladainhas pertencem à memória coletiva da comunidade e nasceram em torno da fé, da ancestralidade negra e dos tropeiros. Para cada canto entoado, existe um rito e um simbolismo que remete aos tempos do cativeiro, da liberdade, amor pela terra e a Nossa Senhora do Rosário”, explica o capitão da guarda de Congado, Jailton Laurindo.

Ainda segundo o capitão, participar do Congado, ao longo dos últimos anos, abriu sua percepção para a importância e força dessa tradição. “Esse documentário é uma forma de registrar nossa memória, nossa história, para que o Congado permaneça vivo pelas na comunidade pelas próximas gerações. E lançar esse filme da Festa do Rosário representa um presente à Nossa Senhora e a comunidade”, comemora Jailton Laurindo. 

Equipe 

O documentário tem direção de Jailton Laurindo, produção de Rômulo Amaral, pesquisa histórica e roteiro de Roberta Rocha, imagens e edição de Jaydson Sousa (Naga), fotos e arte gráfica de Teuller Morais e cenografia de Herlon Duarte. Também conta com apoio do Grupo Folclórico do Congado de Nossa Senhora do Rosário de Jaguaraçu, Borboleta Editora, Casa 28 Aberta, Lizard Filmes, Catavento, Galeria Olho e Escola Municipal Coronel Felício Miranda. A realização é da Prefeitura de Jaguaraçu por meio da Lei Paulo Gustavo. 

Festa do Rosário 

A programação da Festa do Rosário iniciou no dia 5 de julho, com novena, e segue até o domingo (14), quando a guarda do Congado de Jaguaraçu receberá guardas de congado de outras cidades para missa festiva de celebração à Nossa Senhora do Rosário. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui