FTI – Festival Nacional de Teatro de Ipatinga – Ano III – Conectado

Espetáculo A GAIVOTA - Grupo Piolin - Paraíba - Foto NILMAR LAGE - Primeira Edição do Festival
PUBLICIDADE

Grupo Teatral Boca de Cena

- PUBLICIDADE -
AAPI
Giganet
Usiminas
Sesi – Senai
EXPO USIPA

A todo vapor as inscrições para o Festival Nacional de Teatro de Ipatinga – Ano III – Conectados, que vai selecionar espetáculos adultos e infantis de todo o país para compor sua programação online. Até o momento cerca foram inscritos cerca de 90 trabalhos, vindos de 13 estados. 

Empreendido pelo Grupo Teatral Boca de Cena o Festival chega a sua terceira edição abrindo inscrições para trabalhos artísticos gravados em vídeo, inéditos ou não, nas modalidades teatro infantil e adulto, com temas livres. Os artistas e grupos poderão se inscrever até o dia 09 de abril, conforme edital e ficha de inscrição que podem ser acessados na bio do instagram @bocadecenaipatinga.  

Viabilizado pela Lei Federal 14.017 – Lei Aldir Blanc, no âmbito do Estado de Minas Gerais, o projeto terá sua programação toda apresentada de forma virtual. Os grupos e artistas aprovados e selecionados serão contratados e receberão o valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) cada para a participação com seu vídeo artístico no festival, sendo que este trabalho ficará disponível no canal do Grupo Teatral Boca de Cena no Youtube pelo período de até 12 meses para o livre acesso pelo público.

Espetáculo FALA COMIGO COMO A CHUVA – Companhia de Teatro Adulto – BH – Foto_NILMAR LAGE Primeira Edição do Festival

Edições anteriores do FTI

Em edições anteriores, realizadas de forma presencial, o FTI movimentou o cenário artístico do Vale do Aço com diversas atrações de qualidade, reunindo um grande público. A primeira edição, realizada em 2008, contou com 24 espetáculos, além de oficinas e debates. Prestigiaram o festival grupos vindos do Vale do Aço, de outras cidades mineiras e outros estados, como  Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo. O festival contou também com uma apresentação internacional, vinda da Cidade do México. Cerca de 12.213 pessoas prestigiaram a programação.

Na segunda edição, realizada maio de 2011, que teve como tema a pesquisa de linguagens e o diálogo com novas mídias, participaram 12 espetáculos, vindos de várias cidades mineiras, além da participação efetiva de grupos da região do Vale do Aço. Prestigiaram as apresentações cerca de 7.866 pessoas, vindas não só de cidades da região, mas também de outras localidades como Governador Valadares, Caratinga e Belo Horizonte. 

Espetáculo CUS CUS CIRCUS – Daniel Quexadas – Mexico – foto NILMAR LAGE Primeira Edição do Festival.

Para a terceira edição, em função da necessidade do distanciamento social e de apoiarmos as medidas protetivas à saúde, estaremos “conectados”, mas de forma virtual, tendo acesso a excelentes obras artísticas da cena nacional. A programação vai contar também com lives que precederão as exibições. Claudinei de Souza, diretor geral do Festival, considera que será um momento de troca de experiências, com grupos artísticos vindos de várias localidades do país.  

O diretor avalia também que, a realização do festival vai fomentar a economia criativa no interior do estado e outras regiões do país, tão prejudicadas com a pandemia. “Dessa forma, o projeto oportuniza a contratação direta e renumeração de profissionais da cultura, dentre artistas e produtores, fomentando a criação autoral de trabalhos artísticos, movimentando toda uma cadeia produtiva de arte e cultura, em momento em que o país ainda vive os efeitos da pandemia da Covid-19 e que tantos artistas e profissionais da arte foram severamente atingidos e tiveram seus trabalhos interrompidos pela pandemia”, considera Claudinei.

Serviço:

Festival Nacional de Teatro de Ipatinga – Ano III – Conectados

Inscrições até 09 de abril

Regulamento e ficha de inscrição disponível na bio @bocadecenaipatinga

Informações: (31) 98883 3142 

bocadecenaipatinga@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui