Governador se impressiona com a estrutura de vacinação ipatinguense, testada e aprovada 

PUBLICIDADE

Drive-thru especial no Ipatingão atendeu mais de 1.800 pessoas em apenas quatro horas

- PUBLICIDADE -
Usiminas
Giganet
Copasa
SVA
PMI VACINAÇÃO
Unimed Vale do Aço
Câmara Ipatinga
AAPI
FSFX
Sesi – Senai

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, acompanhado de sua equipe de governo, recepcionou na manhã desta quinta-feira (29), em uma visita ao sistema de saúde local e compromissos na sede regional da FIEMG, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti. 

A organização e a agilidade no atendimento à população, que faz com que a cidade ocupe uma posição de vanguarda no trabalho de imunização contra a Covid-19, já contemplando o público com idade de 32 anos (quando em Belo Horizonte, por exemplo, a faixa etária atendida atualmente é a de 36 anos), chamaram muito a atenção, e o governador fez questão de conhecer de perto alguns dos mecanismos estruturantes adotados pela gestão ipatinguense.

Após sobrevoar a região do Parque Ipanema e o vizinho bairro Jardim Panorama, as autoridades estaduais pousaram em um helicóptero no gramado do Ipatingão, deslocando-se então para o drive-thru especial montado no estacionamento do estádio. Somente nesta quinta-feira, o sistema de drive-thru atendeu 1.809 pessoas.

Em seguida, a comitiva se dirigiu para a Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Panorama, onde o prefeito e o governador, como ocorreu no drive-thru, também interagiram com algumas das pessoas atendidas pela vacinação com a primeira e a segunda dose. O chefe do Executivo ipatinguense aproveitou para expor ações que vêm sendo desenvolvidas em várias frentes para reestruturação do sistema de saúde da cidade e demonstrou, com ênfase especial, o potencial para ampliação do contingente de vacinas encaminhado por meio do Estado.

Resposta gratificante

No momento de contato com os vacinados na UBS do Panorama, Romeu Zema salientou a importância do trabalho conjunto entre Estado e municípios para acelerar o combate à pandemia, comemorando a resposta dada por Ipatinga. “Parabenizo a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura pela eficiência do trabalho aqui realizado. É gratificante ver o panorama com que nos deparamos aqui. Pudemos perceber que a cidade realmente é um modelo em iniciativas de combate à Covid-19 e, não por acaso, a vida está voltando mais rapidamente ao normal, para alívio dos moradores e dos segmentos que movem a economia”, comentou.

Feliz com as considerações do governador, o prefeito Gustavo Nunes realçou que as equipes de imunização do município têm trabalhado permanentemente para garantir que as doses recebidas cheguem com a maior agilidade possível à população. “Temos um vírus que se espalha muito rápido e a solução é a vacina. Estamos trabalhando, inclusive nos fins de semana, para que as pessoas dos grupos prioritários fiquem protegidas, mas também não podemos relaxar. A população precisa continuar contribuindo”. 

Ao conversar com as pessoas que estavam sendo vacinadas, o Governador ficou positivamente impressionado. Os elogios foram unânimes quanto à agilidade da vacinação em Ipatinga.

Edileide Ferreira de Carvalho, moradora do Jardim Panorama, que recebeu a segunda dose do imunizante na UBS do bairro, se disse aliviada. “Quando marcaram a data da segunda dose, fiquei um pouco desconfiada, porque a gente sabe que no Brasil nem sempre as coisas funcionam como programado. Aliás, às vezes nem funcionam. E qual não foi a minha surpresa quando esteve na minha casa uma servidora da Saúde, dando conta de que o reforço da vacina já estava disponível para mim. Hoje posso dizer que o trabalho tem sido feito com muito zelo e seriedade”, considerou, acrescentando ainda que não teve nenhuma reação adversa com a vacina AstraZeneca.

Potencial do município

O secretário de Saúde de Ipatinga, Cleber de Faria, explica que a ampliação dos públicos-alvos está condicionada também às entregas de imunizantes pelo Ministério da Saúde. “Os dados do avanço da vacinação se refletem na diminuição no número de casos de internações por Covid-19, mas é preciso ter claro que ainda há um longo caminho a ser trilhado até que todos estejam em plena segurança. A prevenção ainda é indispensável. Esperamos que o Ministério da Saúde consiga cumprir as previsões de entrega de doses, porque temos capacidade para vacinar rapidamente”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui