Indústria mineira celebra suas conquistas 

Jair Bolsonaro, presidente da Republica e o presidente da FIEMG, Flavio Roscoe

Realizada no Minascentro, cerimônia do Dia da Indústria 2022 foi marcada pelo reconhecimento a  empresários e posse da diretoria eleita e designada da FIEMG 

A grande festa do setor produtivo, o Dia da Indústria, foi realizada no dia 26/05, no  Minascentro, em Belo Horizonte. O evento, além de celebrar as conquistas do setor produtivo  e reconhecer os empresários que atuaram ativamente para o desenvolvimento da indústria em  Minas Gerais, também foi marcado pela posse da nova diretoria eleita e designada da  Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) para o triênio 2022-2025. 

Flávio Roscoe, empresário do setor têxtil, continua à frente da instituição e fez uma  retrospectiva dos quatro anos de sua primeira gestão, destacando o enfrentamento de crises,  como a greve dos caminhoneiros, rompimento de barragem em Brumadinho, e a liderança na  defesa dos setores industriais como a batalha para a manutenção das atividades minerárias,  fundamental para a economia do estado. O líder empresarial também destacou a ação da  Federação mineira no enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19. “Criamos,  desenvolvemos e doamos 1.700 ventiladores mecânicos, doamos leitos em hospitais de todo  o estado e, por meio do SENAI, distribuímos álcool em gel, jalecos e demais equipamentos de  proteção”. 

“Vou aproveitar a oportunidade da presença das principais autoridades do Brasil para trazer  mais trabalho” disse Roscoe, se dirigindo ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que  prestigiou o evento. “Presidente Bolsonaro, a indústria demonstrou toda a sua força nos  momentos mais difíceis que nosso país enfrentou. A indústria e seus trabalhadores  demonstraram do que são capazes quando convocados em prol de nossa sociedade. E,  portanto Presidente, a indústria precisa ter voz. Precisamos ter uma política industrial em  nosso país”, ressaltou Roscoe, solicitando a recriação do Ministério da Indústria e Comércio. 

O empresário também citou o empenho e trabalho da instituição para desburocratizar cada  vez mais o estado de Minas Gerais. “E por isso enalteço a sensibilidade e, principalmente, a  coragem de nosso governador Romeu Zema e toda sua equipe. Encontramos nestes quatro  anos um ambiente favorável, um governo que favorece o diálogo, que atua de forma técnica e  ética”, ressaltou. 

“Minas é um estado muito especial, pois é a casa de todos os brasileiros que trabalham e  produzem”, afirmou o Presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmando que seu governo  tem o compromisso de buscar o melhor para o povo brasileiro e fazer com que nosso País  seja reconhecido no mundo todo. “A política externa do Brasil nunca esteve tão bem”, pontuou  citando as tratativas com a Rússia para o fornecimento de fertilizantes e o convite do  Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para participar da Cúpula das Américas. 

“Sinto-me em casa ao participar de uma cerimônia como a do Dia da Indústria, dentro de um  novo Minascentro revitalizado e junto a centenas de empresários que tanto contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado. Em Minas, uma das marcas da nossa gestão é justamente  a atração de investimentos. Trabalhamos para criar um ambiente de negócios atrativo e  desburocratizado”, afirmou o governador mineiro, Romeu Zema, que também estava presente  no Dia da Indústria 2022. 

Destaques da Indústria – O Dia da Indústria é comemorado, em Minas Gerais, desde 1960,  com uma celebração que homenageia os empresários que, com dedicação,  empreendedorismo, persistência e visão de futuro, ajudam a solidificar o setor industrial de  nosso estado. No evento deste ano, foram entregues as honrarias Industrial do Ano, Mérito  Industrial, Comenda Ordem do Mérito da CNI e Construtor do Progresso referentes aos anos  de 2020, 2021 e 2022. 

Robert Carlos Lyra, presidente da Delta Sucroenergia, foi escolhido o Indústrial do Ano de  2022. “A minha história com o setor sucroenergético foi do nordeste ao sudeste, mas me  encantei por Minas Gerais, pois além de ter minério, possui terras férteis e um povo  trabalhador. Sinto-me grato e orgulhoso pelos mais de quatro mil postos de trabalhos diretos e  oito mil indiretos gerados”, afirmou Lyra, pontuando que a Delta é a maior usina do estado e  uma das maiores do país. 

Também receberam o reconhecimento Marco Antônio Tonussi, diretor de marketing e  mercado da Tacom Projetos de Bilhetagem Inteligente (2020), Sergio Leite de Andrade,  diretor-presidente da Usiminas (2021). Segundo Tonussi, o projeto Inspirar, que desenvolveu  os respiradores, deixou como legado as milhares de vidas que foram salvas com o  equipamento e também, a certeza de que o povo mineiro, quando desafiado, é capaz de  desenvolver coisas extremamente interessantes e complexas. “A reflexão que deixo, neste  momento de celebração, é a necessidade que temos de deixar de sermos dependentes de  produtos e insumos de outros países, principalmente, em áreas críticas como a saúde”,  reforçou o diretor de marketing e mercado da Tacom. 

A Comenda Ordem do Mérito da CNI foi entregue aos empresários Jefferson de Paula,  presidente da ArcelorMittal Brasil (2020); Wilfred Theodoor Bruijn “Bill”, CEO da Anglo  American Brasil (2021) e Fernando Caram Patrus, presidente da Ligas de Alumínio – Liasa  (2022). “Essa homenagem muito me honra e é com muita alegria que a recebo”, agradeceu  Bill, que há 30 anos atua no setor da mineração. 

Já a honraria Construtor do Progresso – categoria Meio Ambiente, foi entregue a Germano  Luiz Gomes Vieira, secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no  período de 2016 a 2020. Marco Antônio Branquinho Junior, presidente da Companhia de  Fiação e Tecidos Cedro Cachoeira, foi reconhecido na categoria Pioneirismo Industrial, pelos  150 anos da fundação da empresa. “A homenagem que hoje recebemos da FIEMG enche de  orgulho a todos que fazem parte da história da Cedro”, agradeceu Junior, ao receber a  comenda. “Ao longo de um século e meio, participamos ativamente do desenvolvimento da  indústria têxtil brasileira e com beleza, conforto e proteção, vestimos o Brasil de ponta a  ponta”, disse.

Na ocasião, a FIEMG também entregou as comendas Mérito Industrial referentes aos anos de  2020, 2021 e 2022. Confira neste link a lista dos empresários que receberam a homenagem. 

Minascentro – Durante o evento, o consórcio Minascentro Chevals Perfil comemorou a  revitalização do Minascentro. E, para marcar a ocasião, uma placa alusiva à reforma do  espaço foi descerrada. “É uma alegria reinaugurar o espaço recebendo o Dia da Indústria”,  afirmou Rômulo Rocha, representante do consórcio gestor do Minascentro. 

Confira as fotos do Dia da Indústria 2022 neste link.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentario!
Por favor, escreva seu nome aqui